A Polícia Civil de Maracaju está investigando denúncias de estelionato envolvendo um esquema com características de pirâmide financeira, que teria feito diversas vítimas na cidade.
O golpe, segundo informações das autoridades, prometia altos lucros a partir de investimentos iniciais, mas os participantes nunca receberam os retornos prometidos.
De acordo com as investigações preliminares, os responsáveis pelo esquema atraíam os investidores com promessas de ganhos rápidos e elevados, condicionados à captação de novos participantes para o sistema.
As vítimas eram instruídas a trazer novos “investidores”, criando um ciclo insustentável e típico de fraudes conhecidas como pirâmide financeira.
As denúncias começaram a surgir após vários participantes não conseguirem reaver o dinheiro investido, o que levou alguns a procurar as autoridades.
O delegado responsável pelo caso afirmou que os responsáveis já estão sendo identificados e que outras vítimas podem aparecer conforme as investigações avançam.
A polícia alerta a população sobre os riscos de investimentos que oferecem lucros muito acima do mercado e que dependem da entrada de novos participantes para garantir os ganhos.
Caso confirmada, a prática constitui crime de estelionato, previsto no Código Penal brasileiro.
A investigação segue em andamento, e as autoridades pedem que possíveis vítimas procurem a delegacia para registrar suas ocorrências e fornecer mais detalhes que possam auxiliar na apuração do caso.
Ao portal Tudodoms, o delegado de Polícia Civil de Maracaju, Pedro Paiva, confirmou que as denúncias relacionadas ao esquema de estelionato que estão chegando à delegacia do município.
Segundo o delegado, diversas pessoas têm procurado as autoridades para relatar o golpe, que aparenta seguir o modelo de pirâmide financeira.
Em contato com um dos participantes que pediu para não ser idenficado, ele relatou que funcionava da seguinte maneira: "A pessoa comprava esse projeto de R$450 reais e ganhava R$ 90 reais por dia, todo dia tinha novos projetos que poderiam ser comprados na plataforma, só que quem investiu de sexta até segunda-feira, perdeu tudo porque não teve saque," disse ao tudodoms.
Imagem: Divulgação
Hosana de Lourdes/TudoDoMS