Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), adquiriu equipamento inédito de balística.
A ferramenta serve para auxiliar investigações e aumentar a taxa de resolução de crimes cometidos com armas de fogo, como homicídios, por exemplo.
O equipamento produz imagens em alta definição de projéteis e estojos encontrados em locais de crime.
A nova ferramenta irá substituir a análise manual, que é feita pelos peritos criminais. O investimento é de R$ 3,6 milhões.
Peritos criminais de MS estão sendo treinados pela empresa fabricante, para aprender a manusear o novo equipamento. Os profissionais também serão capacitados com cursos técnicos da Senasp no próximo mês.
O objetivo, de acordo com o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), é fornecer informações estratégicas para auxiliar o sistema de segurança pública do País, para analisar os padrões dos crimes com armas de fogo suspeitas, compartilhamento de armas para cometimento de crimes, atividades criminosas ligadas ao narcotráfico, grupos de extermínio e organizações criminosas.
Dados divulgados pela Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apontam que 191 ocorrências e 202 mortes por homicídio doloso foram registradas, entre 1º de janeiro e 21 de junho, em Mato Grosso do Sul.
Das mortes, 41 ocorreram em janeiro, 37 em fevereiro, 36 em março, 38 em abril, 35 em maio e 15 em junho.
Com isso, mortes como estas poderão ser investigadas pelo novo equipamento e solucionadas muito mais rapidamente.
Nqaiara Camargo/Correo/DoDoEstado