A prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar que aderiu ao movimento “Abril Verde”.
A campanha reforça a necessidade de prevenção e segurança no ambiente de trabalho, destacando a importância da conscientização para a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
Neste mês de abril, em especial, as Secretarias de Saúde e Administração têm realizado ações voltadas à campanha "Abril Verde", com o objetivo de alertar a população e os servidores sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, promovendo atividades de orientação, conscientização e prevenção em diversos setores.
No Brasil, entre 2012 e 2022, foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) e 25.492 mortes de trabalhadores, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 603.825 acidentes de trabalho e 2.694 óbitos relacionados ao trabalho no país.
Para debater e fortalecer a adoção de práticas seguras, Maracaju realizou neste mês a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, abordando medidas preventivas e estratégias para melhorar as condições de trabalho no município.
O movimento destaca que a segurança no trabalho passa pelo cumprimento rigoroso das normas regulamentadoras, treinamentos periódicos, fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e pela criação de uma cultura organizacional que valorize o bem-estar dos colaboradores.
Investir em prevenção não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia essencial para garantir ambientes laborais mais saudáveis e produtivos.
** Com Assessoria