Nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, a Escola Municipal João Batista Lino Braga, em Maracaju, recebeu uma comitiva de autoridades e educadores de diversos municípios para conhecer a inovadora metodologia “Aprendizagem Profunda”.
A parceria, firmada em 2023 entre a prefeitura de Maracaju, o Sindicato Rural de Maracaju e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, já apresenta resultados significativos na educação local.
Entre os presentes estavam o prefeito eleito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, acompanhado da vice-prefeita eleita, Cristina Fiuza, e da vereadora Eleita, Carol Terra.
Também participaram Andrea Sanches Fernandes, Conselheira de Administração da Cerradinho Participações e presidente do Instituto Sanches Fernandes; Eliete Palhares Benetti, Consultora de Projetos Sociais do Instituto; e Maria Alice Barcelos, diretora do Sindicato Rural de Sidrolândia, Mabila Tatiane dos Santos, a professora de Educação Física, Ednir Villarinho Bogado - professora AEE e Jaqueline Pereira Ramos - diretora, todos de Dois Irmãos do Buriti.
Ainda prestigiaram a apresentação, e representando Bodoquena a prefeita Eleita, Maria Girleide Ronavi, secretária de Educação do município e Claudia Solange Alzeman da Silva, secretária de Educação de Bodoquena.
De Rio Brilhante, estiveram Luciano Manfio, presidente do Sindicato Rural, Maira Fernandes, Conselheira Fiscal e oordenadora da Escola Municipal Sírio Borges, Ângela Venite, além de Maria Perdomo Fernandes, Gestora do Grupo JMF Agro.
Houve ainda, a presença do diretor da APAE de Dois Irmãos do Buriti, José Adolfo de Lima Souza, do presidente do Grupo Água Tirada, Claudia Nogueira Saravi, gestora do Sindicato Rural de Maracaju e lideranças locais, como o vice-prefeito de Maracaju, Mauro Christianini, e o vereador Catito.
A visita foi organizada por Ana Nery Terra Souza, vice-presidente da Associação de Olho no Material Escolar e Diretora do Sindicato Rural de Maracaju.
O método foi apresentado pela diretora da escola, Ticiana Ducel Pereira. Na ocasião, ela destacou os avanços no desenvolvimento de competências como autonomia, auto avaliação e criatividade.
Durante a visita, os participantes entraram nas salas de aula para observar o método em prática e ouviram depoimentos da equipe escolar sobre a transformação proporcionada pelo projeto.
Com essa troca de experiências e o interesse de outros municípios, Maracaju reafirma sua posição como um polo de inovação e excelência na educação regional, promovendo um impacto que vai além de suas fronteiras.
** Com Assessoria