noticias221 Prefeitura de Maracaju lamenta morte de criança de 42 dias de vida por dengue

MARACAJU

Prefeitura de Maracaju lamenta morte de criança de 42 dias de vida por dengue

Atualmente, há cerca de 119 (Cento e dezenove) casos prováveis, com 13 (Treze) casos confirmados por exames laboratoriais

Publicada em 22/02/2024 às 01:19h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Prefeitura de Maracaju lamenta morte de criança de 42 dias de vida por dengue
Outros diagnósticos diferenciais foram descartados.  (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público, informar o óbito de uma criança do sexo feminino, com aproximadamente 42 (Quarenta e dois) dias de vida. Após a análise das evidências laboratoriais e clínicas, foi diagnosticada a Dengue como causa do falecimento.

O histórico clínico da criança e a evolução da doença levaram as autoridades sanitárias a confirmarem esse diagnóstico. Outros diagnósticos diferenciais foram descartados.

De acordo com o Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha, Maracaju e todo o país vivencia uma verdadeira “epidemia” da doença, lamentando o falecimento da criança e reforçando a necessidade do envolvimento da comunidade no combate ao Aedes Aegypti.

“Costumamos dizer que quando o mosquito nasce já estamos perdendo a guerra, afinal combatem-se os criadouros, locais onde se acumula água parada, objetivando eliminar a possibilidade de nascimento deste mosquito, não apenas responsável por transmitir a dengue, mas também a Zika e Chikungunya. Maracaju estamos em uma guerra, onde estamos, enquanto Poder Público, fazendo nossa parte, mas seu o seu apoio, infelizmente, perderemos essa guerra para o mosquito.” Alertou o Secretário.

A Secretaria de Saúde informa ainda que lamenta essa perda irreparável e reforça as ações já em curso desde janeiro para o enfrentamento da Dengue.

Atualmente, há cerca de 119 (Cento e dezenove) casos prováveis, com 13 (Treze) casos confirmados por exames laboratoriais, incluindo este óbito no município. O Levantamento Rápido de Índice para o Aedes Aegypti (LIRA) indica uma média de infestação de 3.1 em nossas regiões.

Ações em Andamento:

– Revisão da nota técnica e do fluxo de atendimento com as equipes de saúde.

– Aplicação de fumacê, cobrindo 70% da cidade, priorizando áreas com maior incidência de casos e presença do Aedes, monitoradas por 201 ovitrampas distribuídas pela cidade.

– Utilização de mais de 200 litros de inseticida no bloqueio com o fumacê, com disponibilidade de mais 160 litros da Secretaria de Estado de Saúde.

– Realização de um novo levantamento com ovitrampas esta semana para avaliar a presença do mosquito na cidade.

Agentes de endemias realizam visitas diárias nas residências para orientar sobre os cuidados e prevenção da proliferação do Aedes, além de realizar a eliminação de focos. Mutirões de limpeza estão planejados, focando nos bairros com maior presença do mosquito identificados através das ovitrampas e no distrito de Vista Alegre.

AssessoriaDeComunicação










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 122236 Usuários Online: 183
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br