Na noite desta quinta-feira, 13-07, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Governo do Estado e Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, realizou a cerimônia oficial de formatura de mais de 400 (Quatrocentos) alunos da Rede Municipal de Ensino no PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem Curso de Formação de Instrutor, estando preparados para trabalhar predominantemente com crianças de 9 a 12 anos. Os instrutores vem de Campo Grande uma vez na semana para ministrar as aulas.
No município o programa retornou as atividades na atual gestão, através de uma soma de esforços do Prefeito Marcos Calderan e da Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, justamente por considerarem o programa fundamental para o crescimento das crianças maracajuenses.
Os alunos do PROERD que se formaram nesta etapa, integram ao 5º ano das Escolas Municipais: João Batista Lino Braga, José Pereira da Rosa, Irma de Lima Matos, Cecília de Castro Minervini, Júlio Muller (Vista Alegre), Escola Indígena Velário Sucurui’y.
Sobre o PROERD
As estratégias do Programa têm um caráter essencialmente preventivo, pois além de proporcionarem à comunidade condições de modificar os fatores ambientais e comportamentais que contribuem para o abuso de drogas e uso da violência, ainda prima pela filosofia do Programa que prevê o direcionamento de ações aos pais e responsáveis, visando, portanto, dessa forma a reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção. Disso, pode-se afirmar que as discussões têm se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, a qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida das crianças.
AssessoriaDeComunicação