A aprovação recorde do Prefeito Marcos Calderan (PSDB) em Maracaju também está garantindo a liderança isolada na intenção de votos pela prefeitura, isso é o que demonstra a última pesquisa do Instituto Ranking Brasil realizada de 1º a 4 de Julho que ouviu 500 pessoas. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro máxima estimada de 5% para mais ou para menos.
Espontânea - Marcos Calderan está bem à frente com 50,2% das intenções de votos, enquanto em segundo aparece o ex-prefeito Dr. Maurílio Azambuja (MDB) com apenas 5,6%. Ainda mais atrás estão Edson da Disk Sistema, com 2%, Dr. Chaud Salles, com 0,8%, e Robert Ziemman, com 0,4%, sendo que 0,4% dos entrevistados responderam outros nomes e 40,6% não sabem ou não responderam.
Estimulada - No levantamento estimulado, o prefeito Marcos Calderan lidera com 60%, seguido bem de longe por Maurílio Azambuja, com 9,2%. Ainda mais afastado aparecem Edson da Disk Sistema, com 3%, Dr. Chaud Salles, com 1,2%, Robert Ziemman, com 1%, e Ludimar Portela, com 0,4%, sendo que 25,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Rejeição estimulada - No quesito rejeição estimulada, Ludimar Portela está na frente dos demais, com 12%, seguido de perto por Maurílio Azambuja, com 10,6%, Robert Ziemman, com 8,2%, Dr. Chaud Salles, com 7,6%, Edson da Disk Sistema, com 5,8%, e Marcos Calderan, com 3,4%, enquanto 52,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Apesar da realização da pesquisa, nenhum dos nomes avaliados se colocou a disposição em uma possível pré-candidatura, o único aparentemente disposto é o prefeito Marcos Calderan no projeto de reeleição, justamente porque tem aprovação recorde de mais de 85% e muito apoio político para continuar no comando de Maracaju.
O ex-prefeito Maurílio Azambuja do MDB dificilmente apostaria em uma candidatura, ele chegou a ser preso na Operação Dark Money, que investiga desvio de R$ 23 milhões e responde ao processo em liberdade. Ele se afastou da política e deixou o partido órfão em Maracaju.
O empresário Edson da Disk Sistema ainda não cogita candidatura, a exemplo do médico Dr Chaud Salles. Já o presidente da Câmara Robert Ziemann que apresentou ascensão política nos últimos anos, foi um grande apoiador do projeto que levou Calderan ao PSDB e a prefeitura e mantém um alinhamento de fidelidade ao partido e ao próprio Marcos Calderan, por isso provavelmente Ziemann não deve entrar nessa disputa para prefeito, pelo menos é o que tudo indica, por enquanto.
Noticidade