O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, recebeu na manhã desta quinta-feira (23) a visita do prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, vereadores e secretários municipais.
Durante a reunião, ocorrida no gabinete da presidência da empresa, em Campo Grande, foram tratados assuntos relacionados à ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.
Cidade que se destaca pelo elevado potencial no agronegócio em Mato Grosso do Sul, Maracaju é parceira institucional da Sanesul e conta hoje com 46.16% da área de cobertura de esgoto.
O planejamento estratégico do governo é que a Sanesul cumpra a meta da universalização do esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a empresa mantém a concessão dos serviços, visando antecipar as normas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
“Recebi, hoje, do prefeito de Maracaju, junto com os vereadores e secretários, uma pauta de reivindicações muito justa e vamos verificar o que a Sanesul pode atender de imediato. Algumas coisas não são em curto prazo porque dependem de estudos técnicos, mas a gente vai ter a maior boa vontade, disse o diretor-presidente da companhia.
Além de reforçar o compromisso com a parceria institucional com a prefeitura, Renato Marcílio destacou a importância de Maracaju no contexto socioeconômico do Estado.
“Maracaju é de suma importância no desenvolvimento do Estado e parceira da Sanesul, e a gente tem muito interesse de atender a sua população”, acrescentou o dirigente.
O prefeito Marcos Calderan disse que saiu da reunião satisfeito com a boa vontade e a atenção dispensada pela direção da empresa e com boas perspectivas em relação aos assuntos tratados na pauta de reivindicação, incluindo a continuidade dos investimentos do governo no sistema de esgotamento sanitário em seu município.
“Estamos satisfeitos com o Renato assumindo a presidência da Sanesul, a gente já o conhecia de outros trabalhos, na infraestrutura, muito dedicado lá, tomando pé da situação e das reivindicações para Maracaju, principalmente na área de esgotamento sanitário, na Estação de Tratamento de Esgoto, fomos muito bem recebidos, elogiou o prefeito.
Calderan agradeceu os investimentos do governo do Estado em Maracaju até agora na área de infraestutura de saneamento e outras ações na gestão anterior e disse esperar continuidade durante o mandato do governador Eduardo Riedel, que é municipalista.
“Viemos fazer esse mutirão com os vereadores e o nosso secretário de Obras e a nossa secretária de Governo, já que Maracaju está se desenvolvendo muito rápido. O Renato conhece a nossa realidade, nos entendeu e acolheu muito bem, tenho certeza que tiraremos bom resultados dessa reunião”, acrescentou o prefeito.
OBRAS
Em março do ano passado, a Sanesul investiu R$ 5.161.354,83 em obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade, incluindo a execução de 35.728 metros de rede coletora de esgoto e 1.708 ligações domiciliares, com recursos do programa Avançar Cidades.
Os avanços sócios econômicos nos últimos anos na cidade coincidem com os investimentos na área de saneamento, entre outras frentes e ações desenvolvidas pelo governo e pela Sanesul.
No período de 2015 a 2022, Maracaju recebeu investimentos que totalizam R$ 29,7 milhões do governo do Estado, incluindo obras de água e esgoto, com recursos próprios da Sanesul e em parceria com o governo federal, segundo relatório da ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Meio Ambiente), da empresa.
Reunião entre o presidente da Sanesul, Renato Marcílio, com o prefeito e vereadores de Maracaju.