A Prefeitura de Maracaju vem a público expressar extrema preocupação com a dificuldade de fechamento do Censo de 2022 no município, restando poucos dias para a conclusão, estima-se que mais de 10 mil pessoas em Maracaju, ainda não responderam ao Censo.
A preocupação foi alvo de uma reunião nesta quinta-feira, 02-0, com o Prefeito Marcos Calderan, a Agente Censitária Municipal Jéssica Fabiana Amarilia Lopes Gamarra e a secretária de Governo Cleusimar Wosniak.
O Prefeito Marcos Calderan, mais uma vez, pediu o apoio da comunidade, afirmando que esta questão, deve ser tratada como prioridade por parte dos moradores maracajuenses, justamente, pelas possíveis implicações que a ausência de resposta pode ocasionar.
“Estamos preocupados, pois a falta dessas respostas pode ocasionar na perda de recursos federais para nossa cidade, ou seja, resumidamente, estaremos recebendo recursos para atender 30 ou 40 mil habitantes e podemos ter, verdadeiramente, 50 a 60 mil, algo que prejudica as finanças, causando possíveis colapsos na Rede Municipal de Saúde, Educação e outras áreas, por isso, toda cooperação da comunidade é fundamental.” Explicou o Prefeito Marcos Calderan.
Para Jéssica Fabiana Amarília Lopes Gamarra, Maracaju pode e deve cooperar, resultados deste CENSO, atenderão demandas do município pelos próximos 10 anos.
“Temos uma preocupação com essa dificuldade, já que muitos imóveis estão fechados, mesmo nossa equipe programando visitas após as 17 horas. Mas anunciamos à população que contamos com outro canal, trata-se de um ponto no Terminal Rodoviário, no segundo piso. O cidadão que não respondeu, pode se dirigir até lá, responder e até mesmo tirar suas dúvidas. Contamos com o apoio de todos, e pedimos que atendam os nossos recenseadores, respondendo e colaborando com o futuro do município, estado e país.” Afirmou Jessica Fabiana Amarília.
Entre os bairros com maior ausência de respostas, está o Jardim Veneza, local este que recenseadores estão tendo dificuldades para encontrar pessoas ou serem atendidos.
Quem não respondeu também pode fazer o processo pelo telefone, Disk Censo para ligar e agendar para responder (67) 9.8129-1677.
Tiago Rodrigues/AssessorDeComunicação