noticias325 MS terá teste rápido inédito para diagnóstico de dengue na rede pública

ESTADUAL

MS terá teste rápido inédito para diagnóstico de dengue na rede pública

Ministério da Saúde informou que enviará 41,7 testes rápidos para ampliar a identificação precoce dos casos; Atualmente, o SUS já tem outros dois tipos de testes para detecção da dengue

Publicada em 21/01/2025 às 22:52h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

MS terá teste rápido inédito para diagnóstico de dengue na rede pública
Testes rápidos estarão disponíveis em unidades da rede pública de saúde  (Foto: Reprodução)

Ministério da Saúde vai distribuir 41,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso do Sul, sendo a primeira vez que a Pasta envia este tipo de teste para detectar a doença.

Conforme o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) já tem outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Agora, a população passará a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo.

O teste rápido é feito com uma amostra de sangue, que pode ser coletada de uma veia ou da ponta do dedo. O resultado do teste é disponibilizado em cerca de 15 minutos. 

Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde.

A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso. 

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local, mas ressalta a importância das demais testagens.

"Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta. 

A secretária ressalta que os testes rápidos serão complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação.

Teste rápido detecta se a pessoa está com dengue, sem detalhar os sorotipos

Casos

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com dados de 1º a 15 de janeiro deste, Mato Grosso do Sul tem 298 casos notificados de dengue, com 25 confirmados e nenhuma morte pela doença.

O único município com alta incidência, que é quando há 300 casos por 100 mil habitantes, é Selvíria.

Em todo o ano passado, foram 16.229 casos confirmados e 32 mortes.

Testes no Brasil

Em todo o Brasil, serão 6,5 milhões de testes rápidos enviados, com investimento de R$ 17,3 milhões.

O objetivo é ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.

Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa.

Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico.

O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.

Glaucea Vaccari/CorreioDoEstado










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 121005 Usuários Online: 12
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br