Prevista para ser entregue até março de 2026, a ponte binacional que compõe a já famosa Rota Bioceânica, nos dias atuais conta com mais de 60% da obra concluída, dando os primeiros sinais da imponência da infraestrutura que terá 29 metros de altura sobre o leito do rio Paraguai.
Ao todo, serão 1.294 metros de comprimento da ponte que, segundo informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, já passa de 60,70% dos trabalhos concluídos se lançado olhar sobre o avanço geral da obra.
Em números gerais, do lado brasileiro os pilares já estão 59% concluídos, enquanto que 68% dessas estruturas já estão prontas do lado paraguaio.
Indo de Mato Grosso do Sul, passando pelo municípios Porto Murtinho; Paraguai; Argentina e Chile, a rota de integração do mercado local ao Oceano Pacífico traz investimentos federais e estaduais que estimulam também o desenvolvimento no interior do Estado.
Conforme o Governo de MS, R$ 40,6 milhões em obras foram destinados para Porto Murtinho nos últimos anos, o que também impacta na vida dos moradores locais, como Graciela Gonzáles, que há mais de uma década passa pela região e há cinco escolheu o município como lar e ponto de comércio.
"Uma pequena loja, muito bem aceito pela população murtinhense. Espero que quando a ponte ficar pronta, que venha junto com muito mais sucesso para nós comerciantes, que consigamos alcançar nossos objetivos", expõe a comerciante.
Também é citado os R$ 472 milhões investidos por parte da União, voltados para o acesso à Ponte Bioceânica, por meio da rodovia BR-267.
Vale lembrar também que, em 20 de setembro, a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, esteve na sede da Federação das Indústrias (Fiems), em Campo Grande, para anunciar o início das obras desse complexo aduaneiro e trecho de 13 km.
Inclusive, o Correio do Estado abordou à época o motivo que 13 quilômetros de asfalto e estrutura aduaneira devem custar quase meio bilhão de reais, obra essa que fica no meio do Pantanal em uma região sujeita a inundações.
Mais recente, o policiamento de agentes rodoviários federais (PRF), tiraram de circulação quase duas toneladas de entorpecentes, mostrando que a Ponte Bioceânica nem está pronta e 'Murtinho' já entra na rota do tráfico de drogas transnacional.
Leo Ribeiro/CorreioDoEstado