Uma massa de ar quente e seco vai atingir todo o País durante a primeira semana de setembro.
A região Centro-Oeste será uma das mais atingidas, e Mato Grosso do Sul terá temperaturas 5ºC acima da média histórica, segundo o Clima Tempo.
A onda de calor chega nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, no Brasil. Em MS, ela atinge inicialmente a região norte, que terá temperaturas até 2,5ºC acima da média.
Na terça-feira, se espalha para as demais regiões. O oeste de Mato Grosso do Sul terá temperaturas 5ºC acima da média nesta data.
A partir de quarta-feira (4), o calorão intensifica em todas as regiões do Estado. (Confira abaixo)
"Esta onda de calor pode ser mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas", alerta o Clima Tempo.
Reprodução: Clima Tempo
Além das altas temperaturas, o período tende a ser seco nas regiões atingidas pela massa de ar quente. Para Mato Grosso do Sul, são esperados valores emergenciais, e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 12%.
"Com a condição de tempo seco e a atmosfera 'parada', a concentração de poluentes também aumenta e a qualidade do ar deve ficar bem prejudicada no decorrer dos próximos dias", alerta o Clima Tempo.
As ondas de calor nesta época do ano são comuns em grande parte do Brasil, mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas.
"Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior. É possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês, condição que precisaremos monitorar e atualizar. Assim como o calor, a expectativa é de chegada de chuva sobre a maioria destas áreas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro", explica.
A primeira forte frente fria do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns estados.
Mas até lá, a maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas.
O inverno termina no dia 22 de setembro, data em que se inicia a primavera - estação que permanece até o dia 21 de dezembro.
Alanis Netto/CorreioDoEstado