A frente fria já perde força em Mato Grosso do Sul, abrindo espaço para o calor e baixa umidade do ar nos próximos dias. A previsão indica que a temperatura pode chegar a 37°C, principalmente nas regiões pantaneira, norte e bolsão.
Entre quarta (28) e quinta-feira, o sol é protagonista, além da variação de nebulosidade, com tempo estável.
As temperaturas estarão em gradativa elevação, devido à atuação da massa de ar seco, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Ou seja, amanhecer, as temperaturas mínimas seguem mais amenas, por volta dos 10°C, principalmente no sul do Estado. Os índices de umidade relativa do ar voltam a ficar baixos, entre 10 e 30%.
“Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens, favorecendo o tempo seco”, descreve o monitoramento.
Na quarta-feira, as temperaturas máximas estarão em gradativa elevação e podem ultrapassar os 30°C em algumas regiões. Durante o período da tarde, a umidade relativa do ar fica baixa, em torno de 15 e 25%.
São previstas mínimas entre 9 e 12°C e máximas entre 27 e 29°C para as regiões sul, sudeste e leste do Estado.
Nas regiões pantaneira, sudoeste e norte esperam-se mínimas de 13 a 17°C e máximas de 31 a 34°C. No bolsão, esperam-se mínimas entre 10 e 12°C e máximas entre 30 e 33°C.
Em Campo Grande, mínimas entre 15 e 17°C e máximas de até 31°C. Os ventos atuam entre o quadrante norte e leste com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Já na quinta-feira, o tempo segue estável com sol e poucas nuvens. Nas regiões sul e leste, as temperaturas mínimas seguem amenas ao amanhecer, com valores próximos aos 13 a 15°C.
Já as temperaturas máximas poderão atingir valores próximos aos 37°C, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira.
Para as outras regiões do Estado, são previstas mínimas entre 14 e 17°C e máximas entre 29 e 32°C para as regiões sul, sudeste e leste. Nas regiões pantaneira, norte e bolsão esperam-se mínimas entre 16 e 22°C e máximas entre 32 e 38°C.
Em Campo Grande, mínimas entre 18 e 20°C e máximas entre 32 e 34°C. Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10 e 20%.
Portanto, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes.
Neste dia, as condições meteorológicas previstas voltam a tornar o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação.
Tendência meteorológica para os próximos dias é crítica devido a alerta de falta de chuva. O prognóstico até dia 12 de setembro indica pouco ou nenhum volume para o Estado.
Karina Campos/JornalMidiamax