O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Corumbá, na próxima quarta-feira (31). O presidente vai acompanhar as ações de combate aos incêndios que devastam o Pantanal.
A agenda ainda não foi divulgada pelo Governo Federal, mas já foi confirmada pela deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Campo Grande, Camila Jara (PT), através do Instagram.
A expectativa é de que Lula anunciei novas medidas para reforçar o trabalho de combate aos incêndios no bioma.
Até agora a área queimada é de quase 607 mil hectares, aumento de mais de 2.397% em relação ao ano passado. Os focos de calor ultrapassam 3,2 mil, também com aumento, superior a 1.449% em comparação com 2023.
Diante do fogo que avança a cada dia, força-tarefa composta por bombeiros e brigadistas do Prevfogo está há 115 dias no bioma. O combate as chamas ocorre por terra e também pelo ar.
Pela primeira vez sendo utilizado em combates reais contra incêndios, o cargueiro KC-390 Millenium já despejou 334 mil litros de água nos combates a incêndios no bioma.
A capacidade de água instalada no KC-390 é quatro vezes maior que a dos air-tractors, que também estão sendo usados no combate às chamas.
Em solo, a frota empenhadas na Operação Pantanal 2024, em Mato Grosso do Sul, conta com cinco caminhões de combate a incêndio, 10 caminhonetes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e 24 caminhonetes da Força Nacional de Segurança Pública, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.
Desde abril, quase mil homens e mulheres foram mobilizados para o combate às chamas no Estado, sendo mais da metade de efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
A operação de guerra contra os incêndios também conta com o apoio efetivo de 80 militares da Força Nacional, além dos militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes de Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.
Adriano Fernandes/Redação-PP