Não se engane com o friozinho do início do dia! A terça-feira (23) em Mato Grosso do Sul ainda será de tempo seco, calor e sem previsão de chuva ou frio.
Conforme a Climatempo, ainda estamos sob a atuação de um bloqueio atmosférico, impedindo o avanço de frentes frias.
Com isso, toda a região centro-oeste tem mais horas consecutivas de sol, a temperatura sobe, e a umidade do ar despenca.
Campo Grande foi uma das capitais mais secas do Brasil na segunda-feira (22).
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade do ar ficou em torno de 18%, o que é considerado muito baixo, praticamente desértica.
Na capital, o dia será quente, com a máxima podendo chegar aos 31 graus.
Maracaju, com mínima de 17ºC e máxima de 32ºC. Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Umidade: 28% e 66%.
Em Dourados e Três Lagoas, a máxima pode oscilar entre 30 e 32 graus.
Na fronteira com o Paraguai, em Ponta Porã, céu de poucas nuvens, mas sem chuva. Por lá, a máxima pode chegar aos 31 graus.
No Pantanal, em Corumbá, o tempo seco e a falta de chuvas podem agravar os focos de incêndio que voltaram a acometer a região. A máxima deve chegar aos 35 graus.
Para todo o centro, norte, interior do estado e região do Pantanal, há um alerta para a umidade abaixo dos 20%. O ideal para a saúde humana é que a umidade esteja em torno de 60%.
Esse é um cenário que observaremos até o final desta semana, pois ainda estamos sob a influência desse ar seco e não há previsão de chuva.
Apesar dos começos de manhã com temperatura um pouco mais amena, trazendo um alívio para o calorão, as tardes ainda serão muito quentes. Portanto, é um padrão de tempo que continuará nos próximos dias.
Vale redobrar a atenção com a exposição ao sol e evitar a prática de atividades ao ar livre. Esse período sem chuva pode aumentar os focos de queimadas na região do Pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul.
A expectativa é de que uma forte frente fria avance apenas no final do mês, a partir do dia 29.
Cristiano Arruda/Redação-PP