Uma grande e forte massa de ar seco sobre o país reforçará a condição de veranico até pelo menos o dia 20 de junho, quando chega o inverno.
O outono terminará com temperaturas acima da média em muitos estados do Centro-Sul brasileiro, conforme dados da Climatempo.
Em Mato Grosso do Sul, a média nas principais cidades pode ficar entre 33 e 35 graus. Este período é caracterizado por temperaturas elevadas, falta de chuva e ar seco.
MARACAJU - Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Mínima de 16 e máxima de 32 graus. Umidade relativa do ar entre 23% e 61%.
Máximas para a quarta-feira
A umidade não deve mudar nesta quarta-feira (11), permanecendo abaixo de 20% em todo o estado. Essa condição de alerta se intensifica em todas as cidades, com umidades muito baixas, bem longe dos 60% recomendados para a saúde.
Após o dia 20, a expectativa é de que uma frente fria avance, trazendo um pouco mais de umidade para o estado, o que pode melhorar o cenário.
Até lá, continuaremos com destaque para a falta de chuvas e temperaturas acima da média. Vale lembrar que o inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 17h51.
Na terça-feira (11) as cidades com menores índices de umidade foram: Costa Rica com 19%, Coxim com 20%, Sonora com 21%, Três Lagoas com 21%, Paranaíba com 22% e a capital registrou um pouco mais de 25%. Apesar disso, todas as cidades do estado registraram menos de 40% de umidade.
Cristiano Arruda/Redação-PP