noticias30 Mato Grosso do Sul pode chegar a 30 dias sem chuvas com volume significativo; entenda

ESTADUAL

Mato Grosso do Sul pode chegar a 30 dias sem chuvas com volume significativo; entenda

Em Campo Grande, o último registro de chuva foi no dia 16 de abril

Publicada em 07/05/2024 às 12:40h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Mato Grosso do Sul pode chegar a 30 dias sem chuvas com volume significativo; entenda
Tempo permanece seco em Mato Grosso do Sul  (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Mato Grosso do Sul enfrenta nesta terça-feira (7) alerta de baixa umidade relativa do ar e o prolongamento da onda de calor, em pleno outono. A previsão para os próximos dias indica falta de chuvas significativas por 30 dias no Estado.

A tendência meteorológica até quinta-feira (9) é de altas temperaturas e umidade relativa do ar entre 25 e 45%, favorecida pela atuação de uma alta pressão atmosférica.

Este sistema meteorológico continua favorecendo o bloqueio atmosférico sobre o centro do país, inibindo a formação de nuvens e chuvas em grande escala. Aliados a este sistema, os ventos do quadrante norte intensificam o ar quente e seco.

Nos acumulados de precipitação previstos pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) não haverá chuvas até o dia 22 de maio, com exceção de chuvas pontuais em Porto Murtinho, extremo sul e sudeste do Estado.

Em Campo Grande, a última chuva significativa foi registrada no dia 16 de abril, inclusive, com alagamento em bairros. Os sistemas de drenagem na cidade não foram suficientes para escoamento da água em vários pontos.

Já o último registro de chuva no Estado foi em Corumbá, com baixo volume e chuva isolada, no dia 21 de abril. Nos primeiros 15 dias do mês, a região pantaneira marcou de 40 a 60 milímetros de água. Corumbá ainda pontuou 28% do que era esperado para a quinzena, com apenas 47,4 milímetros.

Monitoramento prevê falta de chuvas no Estado (Inmet)

Chuvas abaixo da média

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que, até o dia 22 de maio, a previsão é de tempo seco e quente, em grande parte da região, exceto no leste da região sudeste, extremo sul do Mato Grosso do Sul, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes abaixo de 20 mm.

De acordo com o Cemtec, quando se compara os dados de chuva acumulada nos primeiros 15 dias de abril com as médias históricas mensais, dos 45 municípios analisados, 23 ficaram com chuvas acima da média histórica e 21 municípios com chuvas abaixo do esperado para o período.

Ressalta-se que a média histórica é baseada no mês todo.

O município de Mundo Novo apresentou acumulado de chuva de 15,2 mm, o que representa 88% abaixo da média histórica.

Karina Campos/JornalMidiamax










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 123515 Usuários Online: 187
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br