Faltando menos de um mês para o término do prazo de entrega, a Receita Federal recebeu menos da metade das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) esperadas para este ano em Mato Grosso do Sul.
Conforme dados da Receita, na manhã desta sexta-feira (3) foi entregue a declaração de número 300 mil.
Até o dia 31 de maio, data final para a declaração, são esperadas 623,3 mil documentos de prestação de contas ao Leão. Ou seja, foram entregues 48,15% do total.
O prazo começou no dia 15 de março e as restituições serão pagas em cinco lotes, a partir de 31 de maio.
Em 2023, foram apresentados 596.568 documentos.
No caso da declaração pré-preenchida, para iniciar o procedimento, o contribuinte precisa fazer um cadastro no e-Gov e ter nível de segurança prata ou ouro, ou ainda um certificado digital e-CPF, que é o Cadastro de Pessoa Física digital.
As informações importadas para a declaração devem ser conferidas com as informações de posse do contribuinte. Caso haja divergências, é necessário buscar qual das informações está incorreta e corrigi-la.
Quem opta pelo modelo pré-preenchido entra na fila de prioridade da restituição, que inclui ainda contribuintes que recebem os valores por Pix, idosos acima de 60 anos, professores cuja maior fonte de renda é o magistério e cidadãos portadores de deficiência física ou mental ou doença grave.
O prazo de entrega vai até 31 de maio, às 23h59min59s.
Quem perder o prazo pagará multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
É obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024 o contribuinte que:
Glaucea Vaccari/CorreioDoEstado