O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para 27 cidades de Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Na tarde de hoje (29), Campo Grande, que não estava na lista meteorológica, foi surpreendida por uma chuva moderada, pegando os moradores desprevenidos.
Conforme dados da estação meteorológica do Inmet em Campo Grande, a temperatura às 16h era de 29,6ºC e caiu para 25,7ºC.
Apesar da chuva cair de forma fraca a moderada, não ocorreram pontos de atenção na cidade. Na Avenida Gury Marques, e na região sul de Campo Grande, a chuva foi de garoa, o que deixou o trânsito um pouco mais lento.
Nos bairros da região norte, ocorreram pancadas de chuva fraca. Na Vila Nasser e nos bairros adjacentes, a intensidade da chuva foi mais leve.
Municípios em alerta para tempestades
As informações do Inmet indicam que os municípios em alerta para chuvas intensas são: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
O Inmet prevê chuvas entre 20 a 50 milímetros, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h, para os municípios de Mato Grosso do Sul.
A condição de perigo de chuvas intensas favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
O instituto ainda recomenda evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade de mais informações ou emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) informou que neste final de semana pode ocorrer chuvas nas regiões centro-norte, nordeste, leste e bolsão de Mato Grosso do Sul.
Segundo o Instituto, podem ocorrer chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, chuvas mais intensas em diversas regiões do Estado. A instabilidade atmosférica ocorre devido à atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que aumenta a cobertura de nuvens e a possibilidade de chuva.
Nas regiões sul, sudoeste e sudeste, a previsão indica tempo mais firme, com aberturas de sol e variação de nebulosidade devido à atuação da alta pressão atmosférica.
Nestas regiões, pode ocorrer uma elevação gradual das temperaturas ao longo do feriado de Páscoa. No entanto, devido ao aquecimento diurno mais elevado, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva e, localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas acompanhadas de rajadas de vento.
Neste sábado, os ventos atingiram velocidades entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
João Gabriel Vilalba/CorreioDoestado