Nas primeiras horas de hoje (29), foram liberadas vagas para agendamento aos interessados em obter o novo RG (Registro Geral). Os horários e datas disponíveis começam nesta segunda-feira (1º) e são para o mês de abril.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo federal, a população tem até 2032 para atualizar o documento. No primeiro ano, a impressão do RG em Mato Grosso do Sul será feita apenas em papel-moeda e de forma gratuita.
Para quem estiver interessado em atualizar o documento neste ano, é possível verificar a cidade e o posto de identificação aqui.
Como navegar no site?
Aos interessados que vão emitir a nova carteira de identidade pela primeira vez, é necessário clicar na opção 'Expedição de Documentos – Carteiras de Identidade – 1ª emissão' para que o sistema não gere boleto.
O prazo de emissão é de 25 a 30 dias.
Após realizar a consulta, o prazo máximo de emissão é entre 25 a 30 dias. Somente quem está apto para atualizar a nova carteira de identidade é quem está com CPF “regular” na Receita Federal.
Conforme as orientações do governo federal, os interessados devem fornecer os dados corretos, como o nome da mãe e a data de nascimento, de acordo com os registrados na certidão apresentada.
Caso o CPF esteja irregular, é necessário atualizar o documento e, após 25 dias, realizar uma nova consulta para iniciar o processo de regularização do RG novamente.
Veja aqui se o seu CPF está regularizado
Caso não esteja, você pode clicar aqui para regularizá-lo.
João Gabriel Vilalba/CorreioDoEstado