No dia 6 de outubro, eleitores de todo o País vão às urnas para exercer a democracia nas Eleições Municipais de 2024. Em Mato Grosso do Sul, 1,9 milhão de pessoas devem comparecer ao pleito eleitoral. No entanto, 119.877 estão com o título irregular, impossibilitadas de votar.
Em Campo Grande, de 641,9 mil eleitores, 40,9 mil estão com títulos irregulares.
A regularização deve ser feita até o dia 8 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, previsto em lei. Após essa data, o serviço ficará indisponível.
Segundo o supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor de Campo Grande, Wilson de Alencar Borba, muios eleitores não possuem conhecimento da irregularidade, e por isso não procuram pelos cartórios eleitorais para solucionar o problema.
"Históricamente, a abstenção varia entre 15% e 19%. São pessoas que não tem interesse de votar, infelizmente, e acabam não participando do processo democrático. Mas tem uma grande parcela que quer votar e não está sabendo da situação [irregular]", afirmou durante entrevista à Rádio CBN de Campo Grande.
Para conferir a situação do título de eleitor, basta o cidadão acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), acessar "Serviços Eleitorais" e selecionar a opção "Situação Eleitoral".
A verificação pode ser feita através de nome, número do título eleitoral ou CPF.
Caso encontrada irregularidade, o cidadão poderá regularizar de forma on-line, através do site do Tribunal Superior Eleitoral, ou pelo aplicativo e-Título. Presencialmente, pode comparecer diretamente nos Cartórios Eleitorais. Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade (exceto CNH), com foto, e comprovante de endereço, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizarem a coleta.
Confira o passo a passo:
Não se esqueça de anotar o número de protocolo da solicitação e acompanhar o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.
Os endereços dos cartórios eleitorais do estado, bem como os postos de atendimentos, podem ser consultados aqui.
Em Campo Grande, o atendimento é realizado das 12 às 18h, no Cijus (Rua 7 de setembro com Av. Calógeras (antigo Shopping 26 de Agosto) - Centro) e na Central de Atendimento ao Eleitor (Rua Delegado José Alfredo Hardman (antiga Rua do Diário), 180, Parque dos Poderes).
A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o quanto antes, a fim de evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo.
Alanis Netto/CorreioDoEstado