noticias882 Cerca de 6% dos eleitores de MS estão com título de eleitor irregular

ESTADUAL

Cerca de 6% dos eleitores de MS estão com título de eleitor irregular

Regularização deve ser feita até o dia 8 de maio; saiba como verificar a situação do documento e regularizar

Publicada em 21/03/2024 às 18:32h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Cerca de 6% dos eleitores de MS estão com título de eleitor irregular
Título de eleitor  (Foto: Arquivo)

No dia 6 de outubro, eleitores de todo o País vão às urnas para exercer a democracia nas Eleições Municipais de 2024. Em Mato Grosso do Sul, 1,9 milhão de pessoas devem comparecer ao pleito eleitoral. No entanto, 119.877 estão com o título irregular, impossibilitadas de votar.

Em Campo Grande, de 641,9 mil eleitores, 40,9 mil estão com títulos irregulares.

A regularização deve ser feita até o dia 8 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, previsto em lei. Após essa data, o serviço ficará indisponível.

Segundo o supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor de Campo Grande, Wilson de Alencar Borba, muios eleitores não possuem conhecimento da irregularidade, e por isso não procuram pelos cartórios eleitorais para solucionar o problema.

"Históricamente, a abstenção varia entre 15% e 19%. São pessoas que não tem interesse de votar, infelizmente, e acabam não participando do processo democrático. Mas tem uma grande parcela que quer votar e não está sabendo da situação [irregular]", afirmou durante entrevista à Rádio CBN de Campo Grande.

Para conferir a situação do título de eleitor, basta o cidadão acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), acessar "Serviços Eleitorais" e selecionar a opção "Situação Eleitoral". 

A verificação pode ser feita através de nome, número do título eleitoral ou CPF.

Caso encontrada irregularidade, o cidadão poderá regularizar de forma on-line, através do site do Tribunal Superior Eleitoral, ou pelo aplicativo e-Título. Presencialmente, pode comparecer diretamente nos Cartórios Eleitorais. Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade (exceto CNH), com foto, e comprovante de endereço, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizarem a coleta.

Regularização pela internet

Confira o passo a passo:

  • Acesse a página do TSE.
  • Clique em Autoatendimento Eleitoral (canto superior direito da página).
  • Selecione “Título Eleitoral”.
  • Vá até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado” (item 6).
  • Informe o nome completo ou número do título ou CPF.
  • Preencha o formulário e envie os documentos solicitados e uma selfie com o documento oficial de identificação na mão.
  • Anote o protocolo

Não se esqueça de anotar o número de protocolo da solicitação e acompanhar o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Locais de atendimento

Os endereços dos cartórios eleitorais do estado, bem como os postos de atendimentos, podem ser consultados aqui.

Em Campo Grande, o atendimento é realizado das 12 às 18h, no Cijus (Rua 7 de setembro com Av. Calógeras (antigo Shopping 26 de Agosto) - Centro) e na Central de Atendimento ao Eleitor (Rua Delegado José Alfredo Hardman (antiga Rua do Diário), 180, Parque dos Poderes).

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o quanto antes, a fim de evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo.

Alanis Netto/CorreioDoEstado










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 125965 Usuários Online: 474
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br