noticias762 Onda de calor em Mato Grosso do Sul deve persistir até a próxima semana

ESTADUAL

Onda de calor em Mato Grosso do Sul deve persistir até a próxima semana

Conforme dados meteorológicos, o calor extremo deve permanecer até o dia 20 de março.

Publicada em 13/03/2024 às 21:20h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Onda de calor em Mato Grosso do Sul deve persistir até a próxima semana

A onda de calor extremo que atinge diversas regiões de Mato Grosso do Sul se estenderá até o dia 20 de março. As informações foram divulgadas pelo Climatempo na manhã de hoje (13). Segundo informações meteorológicas, inicialmente a onda de calor seria até sexta-feira.

Segundo o Portal Metsul Meteorologia, o calor deve ganhar ainda mais força em Mato Grosso do Sul a partir de segunda-feira (18), com temperaturas próximas ou acima dos 40ºC em diversas regiões. A sensação térmica deve ultrapassar facilmente os 40ºC.

As regiões mais castigadas pelo forte calor será a região de fronteira com o Paraguai. O calor extremo deve afetar ainda mais a região pantaneira.  

A bolha de calor conhecida como "domo", são geradas por bloqueio atmosféricos provocados por sistemas de alta pressão. Este fenômeno é quando as temperaturas ficam acima dos 5ºC da média por três a cinco dias, ou mais. 

Divugação/ Metsul Meteorologia 

Cidades de MS no Top 10 de mais quentes do país 

O calor vem castigando os sul-mato-grossenses. Na tarde de ontem (12), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou que Corumbá foi a segunda cidade mais quente do país, com 38,8ºC. Outras cidades de Mato Grosso do Sul que tiveram destaques pelas altas temperaturas, foram os municípios de Jardim (4º), com 38,5ºC e Aquidauana (10º) com 37,8ºC.       

 Quinta-feira 

A previsão do tempo para amanhã (13), será de tempo firme, com sol e variação de nebulosidade devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens.  

Segundo dados do (Cemtec) Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, não descartam pancadas de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de ventos, principalmente nas regiões central, norte, nordeste e pantaneira. 

As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a combinação de calor e umidade. Quanto às temperaturas mínimas e às máximas estarão em elevação. Elas podem se aproximar dos 40ºC nas regiões sudeste e leste do estado. 

Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas estarão altas, entre 27-29°C e máximas de até 37-40°C, principalmente em Porto Murtinho. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 24-27°C e máximas de até 35-39°C, principalmente na região de Três Lagoas.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 24-26°C e máximas de até 35-36°C. Os ventos atuam de norte/nordeste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h. 

João Gabriel Vilalba/CorreioDoEstado










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 125061 Usuários Online: 203
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br