Desde o fim de janeiro, Mato Grosso do Sul iniciou a emissão das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), que agora seguem um novo padrão. Balanço divulgado hoje (27) pelo Governo do Estado mostra que 14,1 mil documentos já foram emitidos.
Conforme cronograma, não há necessidade de pressa para buscar a emissão do "Novo RG", pois o antigo documento, que a maioria da população tem, continua valendo.
Além disso, a gratuidade da primeira via do novo documento vai até 2032, em todo o território nacional.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação, o perito papiloscopista Márcio Cristiano Paroba, a necessidade de busca do documento é para pessoas que procuram o primeiro emprego, que precisam viajar ou ainda aquelas que tiveram os documentos furtados ou extraviados", explica o diretor.
A nova identidade unifica nacionalmente o número do CPF como registro geral de identificação.
O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
O novo documento contém o nome do estado de emissão e da respectiva Secretaria de Segurança Pública ou serviço de identificação. Na CIN consta, ainda, o nome do cidadão e o nome social, se houver, além de dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, validade e assinatura.
"Para emitir o novo RG o cidadão precisa primeiro emitir o CPF junto à Receita Federal", alerta o diretor do Instituto de Identificação.
O prazo de validade da CIN varia conforme faixa etária, sendo que de 0 a 12 anos a validade é de 5 anos; de 12 a 60 a validade é de 10 anos; a partir de 60 anos a validade é indeterminada.
O processo para obter a nova Carteira de Identidade permanece inalterado, ou seja, tendo em mãos a certidão de nascimento ou casamento e o CPF, os interessados precisam realizar o agendamento no endereço eletrônico.
Existem alguns documentos opcionais que podem ser apresentados no ato do atendimento, para que a numeração conste no novo RG, são eles: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, informações sobre o tipo sanguíneo, título de eleitor, entre outros.
A Carteira Nacional de Identidade será disponibilizada ao cidadão tanto em formato físico como digital, com acesso através do aplicativo Gov.br.
De acordo com o Coordenador-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, José de Anchiêta Souza Silva, o novo RG está sendo emitido em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Há uma média de 1.029 pessoas agendadas diariamente.
"A população pode ficar tranquila quanto ao processo de emissão, pois estamos nos desdobrando para realizar um serviço de excelência e atender a todos", pontua.
Casos em que a pessoa precisa da carteira de identidade com urgência e por algum motivo não consegue realizar o agendamento, basta procurar um Posto de Identificação e comprovar a real necessidade do documento.
* Com Assessoria/
Valesca Consolaro/CorreioDoEstado