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Nova etapa de agendamento para emissão da carteira de identidade começa nesta terça (27)

Estado já emitiu 14.119 carteiras desde a primeira remessa

Publicada em 26/02/2024 às 21:00h

por Redação


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Nova etapa de agendamento para emissão da carteira de identidade começa nesta terça (27)
Novo documento  (Foto: Ana Laura Menegat/Jornal Midiamax)

Abre nesta terça-feira (27) mais uma remessa de emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), o novo documento de cara nova com os dados pessoais. Mato Grosso do Sul já emitiu mais de 14 mil documentos desde a primeira fase de produção.

Márcio Paroba, diretor do Instituto de Identificação do Estado, explica que, ao todo, foram 14.119, sendo 1.029 agendados por dia. A nova fase também irá liberar mais de mil vagas diárias para agendamento do “Novo RG”.

Vale lembrar que não há necessidade de correria para emissão do CIN, já que o documento antigo tem validade de até 2032, permanecendo válido em todo território nacional.

Emissão gratuita

A novidade da carteira é a interligação de dados em todo o Brasil, ou seja, o número do documento é único. Também são inseridas informações gerais, por exemplo, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Título de Eleitor.

O documento estará de cara nova, já que retira a tradicional marca da digital do papel e inclui um QR Code, onde será possível ver todos os dados do cidadão. Assim como o RG, a CIN terá prazo de validade, sendo de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

A primeira emissão da CIN será gratuita para todos os moradores, com cobrança de taxa de acordo com a região da segunda via.

Como agendar?

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

  • Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/
  • Clique em 1º ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento)
  • Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você
  • Selecione o dia e horário
  • Preencha os campos obrigatórios
  • Digite os caracteres de segurança

Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

Karina Campos/JornalMidiamax










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