O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul retomou, nesta segunda-feira (22), as cirurgias eletivas, que estavam suspensas desde o dia 15 de janeiro devido à um surto de Covid-19 que afastou 11 funcionários da unidade.
Segundo informou anteriormente o hospital, os atestados médicos apresentados pelos colaboradores acarretaram em sobrecarga nos atendimentos da unidade.
Desta forma, medidas restritivas foram tomadas, pelo prazo de uma semana, sendo elas a suspensão das cirurgias eletivas, limitação de apenas uma visita por paciente e uso obrigatório de máscaras.
Com o fim do período de restrições nesta segunda, o atendimento volta à normalidade, segundo a assessoria do Regional.
Reportagem do Correio do Estado apontou que o Hospital Regional conta com 2,1 mil funcionários.
Destes, um enfermeiro e 10 auxiliares técnicos foram afastados por Covid-19.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social (Sintts), Ricardo Bueno, disse que desde 2014 não é aberto edital para novas na Saúde.
"Os enfermeiros estão sobrecarregados e doentes, se tivéssemos uma lista de espera, poderíamos chamar os aprovados para trabalhar na escala dos que estão infectados com a Covid", relatou.
Na última quinta-feira (18), o Governo do Estado publicou, no Diário Oficial, edital de dispensa de licitação para contratação de empresa que irá prestar o serviço de planejamento e execução de concurso público
Contratação de pessoa jurídica especializada, para prestação de serviços de planejamento e execução de concurso público com 279 vagas para cargos vacantes da carreira Gestão de Serviços Hospitalares.
A empresa contratada é o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), pelo valor de R$ 779.760,00.
Nas próximas semanas, devem ser divulgados mais detalhes em edital, como o períodos de inscrições, cargos, salários e as datas das provas.
Glaucea Vaccari/CorreioDoEstado