Emitido no início da manhã deste domingo (21), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta aponta chuva intensa para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Aviso segue ativo até amanhã, segunda-feira (22), às 10h.
De acordo com a análise meteorológica, a tendência é que o volume de chuva chegue até 50 milímetros, acompanhado por rajadas de vento que podem atingir aos 60 km por hora (km/h). O aviso destaca risco para corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos, que podem ocorrer em algumas regões.
A orientação do Inmet ressalta que em caso de rajadas de vento não é aconselhável procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e também descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evite usar aparelhos ligados à tomada.
Para possíveis emergências e demais dúvidas os órgãos indicados são a Defesa Civil, por meio do telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no 193.
Conforme a previsão do Climatempo, a Capital sul-mato-grossense inicia a semana com manutenção da possibilidade de precipitações ao longo do dia, com temperaturas variando entre 22 °C e 27 °C, onde se espera um volume de até 50 milímetros na segunda-feira e de 30 milímetros para próxima terça-feira (23). Nos demais dias da semana o clima deve se manter estável com a presença de sol.
Para Corumbá são esperados volumes de 55 milímetros nos dois próximos dias e temperaturas entre 25 ° C e calorão de 39 ° C. Em Dourados a expectativa é de chuva de 65 milímetros, acima do esperado, somente para segunda-feira, onde os termômetros oscilam entre 22 ° C e 32 °C. Já em Três Lagoas a mínima será de 24 ° C e 34 °C e o volume para o início de semana é de 25 milímetros.
Evelyn Thamaris/CorreioDoEstado