Novo medicamento para indicado para pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19, com sintomas leves a moderados, que fazem parte de grupos de risco, será distribuído pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A confirmação sobre a disponibilização do nirmatrelvir/ritonavir, adquirido pelo Ministério da Saúde, foi divulgada hoje (18) via Diário Oficial (DOE-MS).
Conforme a publicação, a Assistência Farmacêutica da SES disponibilizará o medicamento para ser utilizado visando diminuir os riscos de internações.
Logo, ele é indicado para pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19, com sintomas leves a moderados (não graves), nos grupos específicos de pacientes:
Segundo a SES, para ter acesso ao tratamento, independentemente do status vacinal, o paciente que se enquadre em um dos grupos anteriormente citados deve cumprir todos os pré-requisitos a seguir:
Além disso, o uso do medicamento deverá seguir orientação médica quanto a quantidade e dosagem.
A recomendação geral já divulgada é de 300 mg de nirmatrelvir (dois comprimidos de 150 mg) com 100 mg de ritonavir (um comprimido de 100 mg), administrados simultaneamente por via oral, duas vezes ao dia (12h/12h), durante 5 dias.
Também fica previsto que o medicamento só poderá ser administrado após resultados positivos de teste viral direto de SARS-CoV-2, e no prazo máximo de 5 dias após início dos sintomas.
Ficou definido que, visando melhoria do acesso ao tratamento pelo paciente, a distribuição do medicamento pela SES ocorrerá de forma automática, realizada pela Assistência Farmacêutica, totalmente descentralizada e proporcional ao porte populacional de cada município do Estado.
Logo, os locais de destino do medicamento serão as Secretarias Municipais de Saúde
(SMS) que vão administrar o uso.
O último Boletim epidemiológico semanal, divulgado nesta terça-feira (16), aponta que foram registrados 558 novos casos de Covid-19 e cinco óbitos, totalizando 623.457 contaminações e 11.183 mortes em Mato Grosso do Sul.
O município de Naviraí lidera o número de casos, com 243 registros, seguido da Capital, com 90 notificações.
Dourados registra 29 casos da doença e Rio Verde de Mato Grosso está com 19 registros.
A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a covid-19 e outras doenças.
Valesca Consolaro/CorreioDoEstado