Nesta quinta-feira (14), começou oficialmente, a 4ª onde de calor a atingir Mato Grosso do Sul no segundo semestre de 2023. Os termômetros subiram, chegando a passar dos 40°C em duas cidades da região leste do Estado.
Três Lagoas e Água Clara marcaram 40,2°C, sendo as mais quentes do Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira. Em Ribas do Rio Pardo, Coxim, Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho, as temperaturas ficaram na casa de 38°C.
Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e mostram maior intensidade do calor nas regiões leste, norte e oeste. Na região sul, apesar de mais altas, as temperaturas ficaram na casa dos 35°C.
Em Campo Grande, o calor também aumentou, chegando a máxima de 35,8°C. A tendência para os próximos dias é de aumento exponencial no calor. No domingo, Campo Grande deve ter máxima de 39°C.
Praticamente um mês depois da trégua no calorão, uma nova onda de calor chega ao Mato Grosso do Sul. A previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para aumento exponencial do calor e queda na umidade relativa do ar.
Um dos últimos fins de semana de 2023 deve ser de calorão. São esperadas altas temperaturas com valores entre 40 e 43°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 15 e 35%, com destaque nas regiões norte, bolsão, pantaneira e sudoeste.
São previstas temperaturas mínimas entre 23-26°C e máximas que podem atingir os 41°C nas regiões sul e leste.
Às vésperas da chegada do verão, uma nova onda de calor atinge o Brasil. Esta pode ser a onde de calor de maior abrangência, já que 14 estados do país são atingidos por ela.
De acordo com o Inmet, a vigência é do meio-dia de quinta-feira (14) até o domingo (17).
Priscilla Peres/MidiamaxNews