Após diversas polêmicas, o Estado de Mato Grosso do Sul pode receber o cognome “Estado do Pantanal”. O Projeto de Lei 242/2023 , de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), foi protocolado e aprovado na manhã de hoje (15), em sessão plenária na Assembleia Legislativa.
Segundo o autor da proposta, o deputado estadual Junior Mochi (MDB), relatou que o Pantanal é um bioma brasileiro reconhecido internacionalmente por sua excepcional biodiversidade, incluindo uma vasta gama de espécies de flora e fauna.
Conforme o texto apresentado em sessão, o autor da proposta elenca a diversidade de aves, mamíferos, peixes e plantas, que representa um tesouro de valor inestimável, merecendo ser reconhecido e valorizado.
“O Pantanal é uma joia da natureza cuja maior porção 2/3 (dois terços), encontra-se em território sul-mato-grossense e está íntima e intrinsecamente ligado com a cultura de nosso povo. Temos o privilégio de termos em nosso Estado essa preciosidade ambiental e a obrigação de dar-lhe o destaque de direito”, pontua o parlamentar.
O projeto de Lei retorna à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), onde será analisado, para depois retornar à sessão da Alems para nova votação.
João Gabriel Vilalba/CorreioDoEstado