Novo boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (28), mostra que foram registrados 955 novos casos de Covid-19 e 7 óbitos em decorrência da doença na última semana em Mato Grosso do Sul.
Os dados são um alerta, já que o número de casos aumentou 92,8% e o de óbitos em 250% em comparação com o boletim divulgado na última semana.
A alta no número de casos e óbitos também pode ser notada se considerarmos que, em agosto, Mato Grosso do Sul havia zerado pela segunda vez em um mesmo mês o número de mortes pela doença.
Dos sete óbitos registrados, cinco foram de idosos acima dos 80 anos, com comorbidades; um de uma jovem de 28 anos, sem comorbidades relatadas; e um de uma bebê de 1 ano, que também não possuía comorbidades.
Dois óbitos foram no município de Rio Verde de Mato Grosso, e Campo Grande, Naviraí, Japorã, Paranaíba e Batayporã registraram um óbito.
De acordo com o boletim epidemiológico, 49 municípios do Estado registraram novas contaminações pelo coronavírus nos últimos 7 dias.
Campo Grande foi responsável pela maior parte das ocorrências, com 340 notificações.
Na sequência, aparecem com maior número de novos casos Ponta Porã (52), Amambai (41), Dourados (39), Maracaju (33) e Sete Quedas (33), Anaurilândia (32), Bela Vista (30), Nova Andradina (28), Itaquiraí (27) e Três Lagoas (26).
A orientação das autoridades na área de saúde é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19.
Atualmente, conforme os dados do vacinômetro da SES, 79.46% da população do Estado está com esquema vacinal completo.
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
Alanis Netto/CorreioDoEstado