A região do Centro-Oeste, pode ter quebra histórica de temperatura nas próximas semanas, segundo dados meteorológicos da MetSul Meteorologia. Conforme informações dos principais institutos de meteorologia, todos eles são enfáticos em dizer que o calor extremo aguardado para a próxima semana deve atingir entre 45ºC a 46ºC e ser prejudicial à saúde.
De acordo com mapas disponíveis pelo Inmet, Clima Tempo, MetSul e Cemtec/MS, a onda de calor deve atingir o Paraguai, Mato Grosso do Sul e a região oeste de São Paulo com alta intensidade extrema no dia 13 de novembro. Já nos dias seguintes, a bolha de calor se intensifica em Mato Grosso, Goiás e São Paulo.
Alerta nível amarelo
O forte calor que atinge Mato Grosso do Sul desde o início da semana, deve ganhar ainda mais força nos próximos dias. Na manhã de hoje (09), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou o aviso meteorológico nível amarelo (perigo potencial) que abrange áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. O alerta de calor extremo é válido, pelo menos, até amanhã (10).
Ainda conforme dados do Inmet, o aviso de onda de calor nível amarelo é para casos de previsão que indicam temperaturas 5ºC acima da média em períodos de dois a três dias consecutivos. Ainda conforme a previsão do Inmet, o calor deverá continuar até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.
Conforme informações dos centros meteorológicos, o calor extremo deve chegar também em Minas Gerais que deve registar entre 42ºC a 44ºC. Já em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo deve registrar temperaturas entre 45ºC a 46ºC ou mais.
De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo quente e seco requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira as recomendações:
João Gabriel Vilalba/CorreioDoEstado