noticias61 Nem mínima de 17ºC vai impedir nova onda de calor dos próximos dias

ESTADUAL

Nem mínima de 17ºC vai impedir nova onda de calor dos próximos dias

No fim de semana, mínimas chegam à média de 17ºC em MS, mas a partir de segunda-feira (2), chegará uma nova onda de calor, mais intensa que a anterior, com máxima de até 43ºC

Publicada em 29/09/2023 às 15:35h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Nem mínima de 17ºC vai impedir nova onda de calor dos próximos dias
O final de semana continuará sob forte onda de calor em Maracaju.  (Foto: Arquivo/Correio do Estado)

Neste fim de semana, a previsão do tempo indica variação das temperaturas com possibilidade de pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul. O refresco no tempo é breve e uma nova onda de calor chega ao Estado nos próximos dias. 

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as mudanças no tempo ocorrem devido ao avanço de uma frente fria oceânica, de fraca intensidade, aliada ao aquecimento diurno, devendo ocorrer chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Para este fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo potencial de chuvas, voltado ao centro norte de MS.

São previstas temperaturas mínimas entre 17-21°C e máximas que podem atingir os 33°C nas regiões sul e leste do Estado. 

MARACAJU

O final de semana continuará com forte onda de calor em Maracaju. Confira:

Sexta-feira: Dia parcialmente nublado. Máxima de 34°C. Ventos SSO e variáveis. Noite de céu claro. Mínima de 21°C. Ventos S de 10 a 15 km/h.

Sábado: Parcialmente nublado. Máxima de 32°C. Ventos S de 10 a 15 km/h. Noite também parcialmente nublado. Mínima de 21°C. Ventos S de 10 a 15 km/h.

Domingo: Segue como nos dias anteriores. Dia parcialmente nublado. Máxima de 33°C. Ventos S de 10 a 15 km/h. À noite, tempo de céu claro. Mínima de 22°C. Ventos SE de 10 a 15 km/h.

Para as regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste, temperaturas mínimas entre 21-24°C e máximas de até 36°C. 

Em Campo Grande, devem ocorrer mínimas entre 21-22°C e máximas de até 33°C

Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar entre 20-40%, com destaque nas regiões pantaneira e sudoeste do estado. 

Padrão  para  outubro 

Segundo o Cemtec, historicamente, outubro é um dos meses mais quentes do ano e com maior registro de tempestades severas em Mato Grosso do Sul

Análise dos modelos de previsão do tempo indicam que outros sistemas de alta pressão atmosférica devem se formar durante a primavera. 

“Nesse sentido, devemos ter a formação de novos bloqueios atmosféricos, resultando em altas temperaturas e, até mesmo, novas ondas de calor. Aliado a esta situação atmosférica, temos a atuação do El Niño que deverá amplificar as altas temperaturas e ondas de calor”, informa o Centro. 

Retorno  da  onda  de  calor 

O Cemtec provê que na próxima semana – entre os dias 02 a 05/10 – são esperadas altas temperaturas, com destaque nas regiões pantaneira, sudoeste e norte do Estado, com valores de temperatura máxima entre 40-43°C. 

Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15-30%.

Valesca Conjsolaro/CorreioDoEstado










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 124506 Usuários Online: 228
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br