Neste fim de semana, a previsão do tempo indica variação das temperaturas com possibilidade de pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul. O refresco no tempo é breve e uma nova onda de calor chega ao Estado nos próximos dias.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as mudanças no tempo ocorrem devido ao avanço de uma frente fria oceânica, de fraca intensidade, aliada ao aquecimento diurno, devendo ocorrer chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Para este fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo potencial de chuvas, voltado ao centro norte de MS.
São previstas temperaturas mínimas entre 17-21°C e máximas que podem atingir os 33°C nas regiões sul e leste do Estado.
MARACAJU
O final de semana continuará com forte onda de calor em Maracaju. Confira:
Sexta-feira: Dia parcialmente nublado. Máxima de 34°C. Ventos SSO e variáveis. Noite de céu claro. Mínima de 21°C. Ventos S de 10 a 15 km/h.
Sábado: Parcialmente nublado. Máxima de 32°C. Ventos S de 10 a 15 km/h. Noite também parcialmente nublado. Mínima de 21°C. Ventos S de 10 a 15 km/h.
Domingo: Segue como nos dias anteriores. Dia parcialmente nublado. Máxima de 33°C. Ventos S de 10 a 15 km/h. À noite, tempo de céu claro. Mínima de 22°C. Ventos SE de 10 a 15 km/h.
Para as regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste, temperaturas mínimas entre 21-24°C e máximas de até 36°C.
Em Campo Grande, devem ocorrer mínimas entre 21-22°C e máximas de até 33°C
Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar entre 20-40%, com destaque nas regiões pantaneira e sudoeste do estado.
Segundo o Cemtec, historicamente, outubro é um dos meses mais quentes do ano e com maior registro de tempestades severas em Mato Grosso do Sul
Análise dos modelos de previsão do tempo indicam que outros sistemas de alta pressão atmosférica devem se formar durante a primavera.
“Nesse sentido, devemos ter a formação de novos bloqueios atmosféricos, resultando em altas temperaturas e, até mesmo, novas ondas de calor. Aliado a esta situação atmosférica, temos a atuação do El Niño que deverá amplificar as altas temperaturas e ondas de calor”, informa o Centro.
O Cemtec provê que na próxima semana – entre os dias 02 a 05/10 – são esperadas altas temperaturas, com destaque nas regiões pantaneira, sudoeste e norte do Estado, com valores de temperatura máxima entre 40-43°C.
Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15-30%.
Valesca Conjsolaro/CorreioDoEstado