Acompanhado de diversas autoridades, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), assistiu todo o desfile da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (7), e classificou o momento como um ato cívico e como um direito de todos os brasileiros.
Em entrevista coletiva, o Chefe do Executivo afirmou que ficou contente pelo momento, já que foi “um desfile bonito e tranquilo como deve ser”.
Riedel também destacou que este 7 de Setembro é um momento de celebrar os 201 anos da Independência do país.
“Acima de tudo, este é um ato cívico, uma data para celebrar essa data da nação brasileira”, afirmou.
O desfile foi organizado em conjunto com o Exército Brasileiro e outras entidades de Mato Grosso do Sul, contando também com a presença dos comandantes da Base Aérea e Marinha.
Para o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, comandante do Comando Militar do Oeste, a data é para mostrar que o país é apenas um e com o mesmo ideal.
“Esse momento mostra um Brasil pungente, celebrado a data festiva. Também mostra a força de todos os setores da sociedade emanando o mesmo ideal, no mesmo objetivo democrático”, disse.
Desfilando pela primeira vez, Loriane Gonçalves Fagundes, a aluna do curso de Departamento Pessoal, na entidade Cidade dos Meninos, passou na 13 de Maio junto com seus colegas, que formaram o primeiro bloco a se apresentar nesta manhã. Aos 15 anos, esta também foi a primeira vez que pode assistir ao evento como público.
“Achei muito bom, é bem legal representar nosso curso na Independência”, afirmou.
Convidada para representar a Rede Municipal de Ensino (REME) para acender a Pira com o Fogo Simbólico da Pátria, Emanuele Ortega, de 14 anos, disse que, apesar de tensa pela importância do evento, estava feliz em participar do momento
“Foi interessante poder acender a Pira e representar esse grande país” disse, inteirando que ensaiou com os outros representantes para o acendimento da Pira.
A estudante do 9º ano da Escola Municipal José Rodrigues Benfica, também esteve na festividade pela primeira vez, tanto para assistir quanto para desfilar.
Feliz com o momento de destaque da aluna, o professor de Geografia,João Paulo Capelari, falou que ficou emocionado com a posição de destaque da aluna no desfile.
“Eu fiquei emocionado porque falaram até o nome dela. Ela ficou nervosa a semana toda e todos da escola estavam sabendo dessa responsabilidade dela, mas ela é muito capaz, disse, completando que a aluna também treina jui-jitsu na escola que frequenta.
Ana Clara Santos/CorreioDoEstado