O governador Eduardo Riedel (PSDB) está em Washington (EUA) acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck. Na manhã desta quinta-feira (31), eles se reunirão com membros do BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) para apresentar a carteira de projetos, desafios e potencialidades do Estado, com o intuito de firmar novas parcerias com a iniciativa privada, nos setores de infraestrutura social (saúde) e meio ambiente.
No período da tarde, a equipe de Mato Grosso do Sul terá um encontro no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para tratar da liberação dos US$ 400 milhões, metade destinada ao Fundo do Pantanal e outros US$ 200 milhões para a recuperação do Alto Taquari, massacrado há décadas pelo assoreamento, empréstimo pago pelo Governo Federal, via Ministério da Agricultura e Pecuária.
Conforme anunciado anteriormente por Jaime Verruck, parte dos recursos será destinada para atender ribeirinhos e aldeias no Pantanal. "A parceria com a União vai impedir que o Estado fique endividado em dólares", afirma o secretário.
Ainda na capital americana, Riedel e Verruck participarão do Lide Brazil Development Forum 2023 (Fórum de Desenvolvimento do Brasil 2023), nos dias 1 e 2 de setembro. O ciclo de eventos internacionais reúne autoridades brasileiras, empresários e investidores intencionados em fazer parcerias e ampliar investimentos.
A participação dos representantes sul-mato-grossenses faz parte da agenda propositiva da atual gestão de ‘vender’ o Estado para atrair investidores.
Jackeline Oliveira/CampoGrandeNews