Mato Grosso do Sul teve aumento de 17% nas vendas de carros novos no mês de maio, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). O estado vai na contramão da média do país, que teve a maior queda nas vendas de carros 0 km para o mês de maio.
A venda de motos também subiu 17% no último mês, de caminhões 28% e de ônibus 133%. Em relação à maio do ano passado, as vendas de automóveis e comerciais leves subiram quase 12% em maio deste ano. Seguindo a mesma comparação, a venda de motos subiu 12%, de caminhões caiu 16% e de ônibus 52%.
A Fenabrave afirma que mesmo com o incentivo anunciado pelo Governo Federal, o aquecimento no setor pode demorar a ser sentido, devido à restrição de crédito e a diminuição no poder de compra do consumidor. Além disso, o volume de carros que será adicionado ao mercado, após definição do projeto, dependerá do tempo de vigência e do repasse dos benefícios, pelas montadoras.
No dia 25 de maio, o Governo Federal anunciou várias medidas para baratear o preço dos carros populares zero km no Brasil. O vice-presidente Geraldo Alckmin explicou que corte de impostos para ajudar a reduzir o preço final do populares pode ter impacto em até 10,79% no valor de veículos de até R$ 120 mil.
De acordo com o ministro da fazenda, Fernando Haddad, o anúncio do programa automotivo deve ser feito nesta segunda-feira (5), após cerimônia por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas adianta que o programa vai contemplar carros populares, ônibus e caminhões.
Monique Faria/MidiamaxNews