Passado pouco mais de um mês do anúncio do “Voucher Transportador” em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado informa que as inscrições devem ser abertas em junho.
O programa visa qualificar mil motoristas de cargas e ônibus e ainda conceder “custo zero” na inclusão das letras “D” e “E” na carteira de habilitação.
Conforme divulgado, o programa está sendo conduzido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O “Voucher Transportador” foi aprovado na Assembleia Legislativa e depois sancionado pelo governador Eduardo Riedel, no começo de maio.
O próximo passo é a publicação de um decreto com as regras para seleção e abertura das inscrições.
Segundo o Governo do Estado, os cursos serão oferecidos pelo Sest Senat, por meio de uma parceria com o Governo do Estado.
O secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos, explica que ainda estão definindo as regras.
“Para isto vamos conversar com os sindicatos dos transportadores e o Sest Senat, pois além de seguir a lei, teremos regras que favoreçam o máximo a empregabilidade”, afirmou .
O Governo do Estado informa que o programa vai abrir mil vagas para motoristas participarem da qualificação e inclusão de novas letras na habilitação.
Tais vagas serão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo.
Do total das vagas disponíveis, 850 serão para Campo Grande, 50 para Ribas e 20 para cada uma das demais cidades.
Os cursos vão totalizar 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.
A criação do programa atende uma demanda antiga do setor de transportes, já que muitas vagas para motoristas estão abertas e, no entanto, faltam profissionais qualificados para preencher os cargos.
“Nosso objetivo é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás. Por isso vamos promover a inclusão destas pessoas que estão à margem do processo, para gerar novos empregos e assim melhorar a renda da população. Isso passa pela qualificação profissional”, afirmou o governador.
Ainda conforme divulgado pelo Governo, o programa atende os pilares para a busca de um Estado verde, próspero e inclusivo.
A ideia para os próximos anos é atrair novas empresas, fábricas e indústrias a Mato Grosso do Sul. Assim, novos empregos podem ser preenchidos e a renda da população ser ampliada.
Valesca Consolaro/CorreioDoEstado