Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) adquiriu equipamentos de identificação, de medição de água distribuída e localização de vazamentos nas redes de distribuição por R$ 1,5 milhão. O objetivo da compra é atender as metas de redução de perdas para aumentar a eficiência do abastecimento de água nas 68 cidades atendidas.
Conforme a estatal, as ferramentas vão de tecnologias simples, para a detecção acústica, até as mais avançadas disponíveis no mercado, com equipamentos eletrônicos de medição e registro de dados em tempo real.
Segundo publicação enviada pela empresa, o gerente de Desenvolvimento Operacional e engenheiro, Elthon Santos Teixeira, explica que os equipamentos auxiliam as equipes de campo a identificar e localizar os vazamentos que não são visíveis, ou seja, os mais profundos e de difícil acesso.
A diretoria entende que investir em tecnologia é importante para prestar um serviço de qualidade e dá as condições necessárias para que os empregados possam atingir as metas de trabalho. Todos os equipamentos adquiridos neste contrato estão sendo distribuídos entre as unidades da empresa.
Investimento - A empresa, em 2022, obteve volume recuperado de 4,3 milhões de metros cúbicos, com todas as ações de combate a perdas. Entre os equipamentos adquiridos estão loggers eletrônicos de pressão e vazão; geofones eletrônicos para pesquisa de vazamentos invisíveis; manômetros para medição de pressão; válvulas geradoras de onda para detecção de redes; hastes de escuta e 20 hastes de perfuração para identificação de vazamentos invisíveis; kits de mangueiras pitométricas para utilização de manômetros; entre outros.
Também será realizada a construção de um laboratório de pitometria e macromedição em Campo Grande. Ao todo foram investidos R$ 1.509.531,25 em equipamentos, ferramentas e infraestrutura para equipes de combate a perdas pela Sanesul.
Guilherme Correia/CampoGrandeNews