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MS e PR dão mais um passo para construção da terceira ponte entre os dois estados

Separados pelo Rio Paraná, atualmente os dois estados estão conectados somente pelas pontes em Mundo Novo e em Naviraí

Publicada em 23/03/2023 às 17:40h

por Redação


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Nova ponte vai conectar o distrito de Porto São José (PR) ao município sul-mato-grossense de Taquarussu  (Foto: Divulgação)

O comando da hidrelétrica Itaipu autorizou o repasse R$ 2,6 milhões para bancar Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) sobre a pertinência ou não para construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraná, ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná. O valor autorizado agora representa mais de 80% do total conveniado, de R$ 3,2 milhões. Mas, para instalação da ponte seriam necessários pelo menos R$ 350 milhões.

A nova ponte, que seria a terceira ligação rodoviária entre os dois estados, deverá ter dois quilômetros e vai conectar o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, ao município sul-mato-grossense de Taquarussu. O projeto é uma parceria entre Itaipu, Governo do Paraná e Governo de Mato Grosso do Sul.

Atualmente, os dois estados têm conexão por meio de duas pontes sobre o Rio Paraná. A primeira está na BR-163, entre Mundo Novo e Guaíra, no extremo sul de MS. A outra ligação, entre Naviraí e o município paranaense de Icaraíma, é composta por uma série de cinco pontes sobre “braços” do rio. Esta terceira ponte ficaria mais ao norte, já próximo à ponte da Usina Sérgio Mota.

O repasse foi autorizado após a etapa de licitação, realizada pelo DER-PR. A empresa vencedora foi a Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento, de Santa Catarina. A partir do pagamento da primeira parcela do convênio, os próximos passos serão a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço.

A Prosul terá 18 meses para executar uma série de atividades, que incluem contagem de tráfego, levantamento topográfico, sondagens geotécnicas, estudos ambientais, levantamento de campo, entre outros.

Nova ponte teria cerca de dois quilômetros e para tirar o projeto do papel seriam necessários pelo menos R$ 350 milhões, conforme estudo inicial

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destaca que a ligação é de extrema importância para Mato Grosso do Sul, pois criará um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, encurtando o caminho até o porto de Paranaguá. 

"A obra vai ajudar a desafogar o tráfego de caminhões, principalmente de grãos, e também vai promover o maior desenvolvimento econômico da região", afirma Jaime Verruck.

A nova ligação promete encurtar e diminuir custos do escoamento agrícola até o porto de Paranaguá. Atualmente, o trajeto precisa ser contornado por São Paulo, na barragem de Porto Primavera, que conta com tráfego lento e restrição de peso para caminhões, já que o tráfego é feito sobre a barragem da usina Sérgio Mota.

E além das duas pontes ligando ao Paraná, Mato Grosso do Sul está conectado a São Paulo por meio de cinco pontes, que estão em Batayporã, Bataguassu, Brasilândia, Três Lagoas e Aparecida do Taboado. 

Neri Kaspary/CorreioDoEstado

Com informações da Assessoria










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