A Páscoa em Mato Grosso do Sul movimentará mais de R$ 250 milhões nos comércios, conforme o levantamento da pesquisa de intenção de compras, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS).
A pesquisa foi viabilizada em parceria com o Sebrae MS e divulgada nesta quarta-feira (15).
Conforme o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, a Páscoa constitui uma data importante para o comércio sul-mato-grossense, sobretudo porque 56% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que pretendem comprar ovos de páscoa, ou similares e 60% pretendem apenas comemorar a data.
"O empresário tem de ficar atento, pois a pesquisa mostra que o cliente irá fazer pesquisa de preço (75,67%) e querem pagar à vista com desconto em dinheiro ou no débito (66,64%), representando uma ótima oportunidade para gerar fluxo de caixa", explica Araújo.
Na prática, os dados da pesquisa indicam que o preço médio de compra dos ovos de páscoa e afins, será de R$ 144,29, enquanto que para as despesas que envolvem as comemorações da semana santa, os preços serão de R$ 151,99.
"O consumidor está disposto a ir presencialmente às lojas, conforme resposta de 76,56% deles, sendo um momento para estreitar relacionamento com a clientela, mostrar variedade de produtos e, até mesmo, organizar kits que facilitem o domingo de Páscoa das famílias", sugere a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Ainda conforme os dados da pesquisa, as principais preferências dos clientes são os preços competitivos e "justos", por fim, outro item importante considerado pelos consumidores é a quantidade de recheio dos doces.
Além disso, o levantamento indica que 44% dos entrevistados a quantidade dos recheios de dentro dos ovos de páscoa possuem grande relevância, por outro lado, 28% deles acreditam que o tamanho do doce é um fator crucial a ser considerado no momento da compra.
Por sua vez, no que diz respeito aos ovos de páscoa caseiros, uma parcela dos entrevistados pela pesquisa mostraram-se inclinados a consumir esse tipo de produto.
Em contrapartida, o levantamento indica que 43% dos entrevistados pretendem comprar os ovos de páscoa em supermercados.
"Como teremos 20,41% dos consumidores dispostos a comprar ovos caseiros, essa informação pode ajudar pequenos e médios empresários a terem um diferencial competitivo. Eles podem investir, tanto em divulgações (redes sociais e outros canais) quanto na apresentação dos seus produtos", afirma Paulo Maciel, analista técnico do Sebrae/MS
Segundo o arquivo do levantamento, a pesquisa objetiva "avaliar as intenções de consumo e de comemoração dos residentes de Mato Grosso do Sul em 2023".
E utilizou do método quantitativo de pesquisa, por meio da aplicação de aproximadamente dois mil questionários semiestruturados (com perguntas abertas e fechadas), que elencam o perfil, comportamento e gastos dos consumidores do dia 28 de fevereiro a 04 de março.
Segundo a Fecomércio, a pesquisa tem 95% de confiança e informa que, a depender dos municípios, as margens de erro variaram entre 5% e 6%, para viabilizar a pesquisa.
"A depender dos municípios,*Campo Grande, Dourados, Corumbá/Ladário, Bonito, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã".
Confira o arquivo da pesquisa neste link.
Cauê Reis/CorreioDoEstado