A SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou na manhã desta segunda-feira (13) a distribuição das 32.400 doses da vacina Pfizer Bivalente aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Os responsáveis pela saúde de cada prefeitura podem fazer a retirada até às 17h, na CEVE (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica), em Campo Grande.
O primeiro grupo a receber a imunização são os idosos a partir dos 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos, trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos, comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas e profissionais da saúde.
A vacina bivalente deve ser usada somente para dose de reforço. O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
A SES reforça que as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes da Covid-19.
Ainda nesta segunda-feira, a SES recebe 35 mil doses de vacina infantil, sendo 30 mil doses da Pfizer Pediátrica e mais 5 mil da Pfizer Baby. Na terça-feira (14), chega a segunda remessa com as 209 mil doses da Pfizer Bivalente e mais 15 mil doses de vacina Coronavac para finalizar esquema em crianças de 3 e 4 anos.
Todos os imunizantes serão entregues aos municípios na próxima sexta-feira (17). A Pfizer Baby é indicada para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. O esquema de vacinação primário será composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre uma dose e outra. A terceira dose precisa de um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.
Já a Pfizer Pediátrica é indicada para crianças de 5 a 11 anos de idade. O esquema de vacinação primário será composto por duas doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de oito semanas entre uma dose e outra.
A dose de reforço deve ser aplicada com um espaço de quatro meses, após a administração da segunda dose. Conforme a SES, o início da aplicação das doses será definido pelas secretarias de saúde de cada município.
Karina Campo/MidiamaxNews