No período de fim e início de ano, é mais comum a perda de documentos pessoais, devido à época de festas que vai do Natal ao Carnaval.
O que pouca gente sabe, é que os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, disponível nas principais agências de Mato Grosso do Sul e do País.
O serviço é uma forma de ajudar quem perdeu o documento a recuperá-lo, assim como é um caminho para quem achar algum documento saber onde pode deixá-lo.
De acordo com os Correios, mais de 19 mil documentos estão disponíveis para retirada nas agências, enquanto a procura é de apenas 1,7%.
No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada.
Basta informar o tipo do documento e o nome completo do titular.
Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 6,95 pelo serviço.
Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos.
Caso seja constatado que o objeto perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima.
Já quanto a quem encontrar, os documentos podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país.
Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias.
Os que não são procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores.
Endereços e horários de atendimento das agências estão disponíveis no site https://mais.correios.com.br/app/index.php ou no app Correios.
Glaucea Vaccari/CorrioDoEstado