A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou nesta quarta-feira (1º) que Mato Grosso do Sul teve 2.840 casos de dengue entre 1º e 31 de janeiro. De acordo com o boletim epidemiológico, Mato Grosso do Sul é o décimo estado com mais incidência da doença em todo o País.
O documento afirma que entre os dias 19 e 25 de janeiro, 835 novos casos da doença foram registrados pela secretaria. No âmbito geral, 11 cidades estão com alta incidência da doença provocada pelo aedes aegypti, sendo elas Batayporã, Bodoquena, Bonito, Caracol, Miranda, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Brasilândia, Jardim, Rio Negro e Maracaju.
A Capital registrou 4% dos índices apresentados pela pasta, sendo 120 casos confirmados por exames laboratoriais. Os resultados normalmente são liberados entre dois a cinco dias, dependendo da demanda.
Conforme noticiado pelo Campo Grande News, Mato Grosso do Sul teve incidência de 953,4 casos prováveis de dengue a cada 100 mil habitantes durante 2022. O número é 40% maior que a média nacional segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Estado teve 27.070 casos suspeitos da doença no ano passado.
Como se prevenir - A doença é transmitida pelo vetor, o mosquito aedes aegypti. A principal forma de combate é com a redução dos focos de reprodução do inseto, que também é transmissor de outras doenças como a zika e chikungunya.
Gustavo Bonotto/CampoGrandeNews