De acordo com as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será de calor e tempo firme em Mato Grosso do Sul. Conforme a meteorologista Naiane Araújo, as temperaturas seguirão elevadas e próximas aos 36ºC, principalmente na região Centro-Norte do Estado.
Segundo o Inmet, variações acentuadas, presença de nuvens e pancadas isoladas de chuva só devem ocorrer entre a próxima sexta-feira (2) e o fim de semana seguinte, antes disso, o clima seguirá, segundo ela, semelhante ao das última semana.
Em Campo Grande, nesta segunda-feira (28), a máxima será de 30ºC, com mínima em 20ºC, na terça, a mínima permanece a mesma, com máxima em 31ºC.
Na quarta-feira (30), as temperaturas chegam aos 32ºC. Na capital, a umidade relativa do ar deve ficar entre 90% no início da manhã e de 40% ao longo do dia.
Em Maracaju, a segunda-feira (28) será de sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva á tarde. À noite o tempo fica aberto. A mínima prevista é de 20 e a temperatura máxima de 34 graus.
Em Dourados, a temperatura mínima deve ficar entre os 20ºC, com máximas em 33ºC, e a umidade do ar em torno de 90%, mesma projeção de Ponta Porã, onde a máxima pode chegar aos 32ºC, com mínimas em 19ºC. A umidade relativa do ar nesta região deve chegar aos 45%.
Em Corumbá, os termômetros indicam máximas de 40ºC e 39ºC, com umidade relativa do ar chegando aos 20% entre terça e quarta.
Na região norte de Mato Grosso do Sul, os termômetros devem marcar 33ºC em Costa Rica já nesta segunda (28), ao passo que em Coxim a temperatura máxima deve alcançar os 36ºC entre a próxima terça, e quarta-feira. Em Cassilândia, a temperatura deve chegar aos 34ºC no mesmo período.
Apesar do tempo firme ao longo da semana, a meteorologista salientou que pancadas isoladas são esperadas entre a próxima sexta-feira e o fim de semana seguinte. De acordo com Naiane Araújo, as condições devem atingir a região do pantanal, bem como a região leste do Estado, nos municípios próximos de São Paulo.
“Mesmo com o tempo firme, as temperaturas seguirão estáveis até a próxima sexta, quando pancadas de chuva estão previstas na região pantaneira e entre a faixa de MS e a divisa territorial com São Paulo”, destacou a meteorologista.
Segundo Naiane Araújo, as condições mudam de forma mais acentuada somente entre sábado e domingo seguinte, período em que, segundo ela, além das pancadas de chuva, as condições apontam pancadas de chuva em qualquer região do Estado.
Alison Silva/CorreioDoEstado