O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) passará por uma grande reforma com o lançamento da pedra fundamental, a partir das 17h desta terça-feira (22) para uma ampliação estrutural.
A cerimônia acontecerá na Procuradoria-Geral de Justiça, no edifício Procurador de Justiça Fadel Tajher Iunes, na rua Presidente Manoel Ferraz de Campos Salles, 214, Jardim Veraneio.
O objetivo é prestar um serviço de excelência, ampliar o atendimento ao público com a qualidade. Depois de concluído, o novo prédio se chamará Complexo Institucional na Esplanada da Procuradoria-Geral de Justiça.
O MPMS surgiu a partir da criação do Estado em 1979. A instituição atua de forma independente e essa autonomia impulsiona o Ministério Público a trabalhar para combater qualquer violação ou prática que coloque os direitos da população em risco.
A obra vai centralizar o acesso da população aos serviços ministeriais para promover maior integração entre os membros e servidores lotados na Capital.
O Complexo Institucional do MPMS procede de projeto para adequação do sistema viário, no que compõe as vias, calçadas, acessos e portarias, além da construção de um novo prédio que abrigará a Procuradoria-Geral de Justiça e Promotorias de Justiça da Capital.
O novo prédio contará com 91 gabinetes, Ouvidoria, dois auditórios, plenário e outras estruturas de apoio. Segurança e integridade física, qualidade no ambiente de trabalho, acessibilidade, ergonomia e aproximação entre a primeira e a segunda instância do Ministério Público foram algumas das premissas para elaboração do projeto. E, além disso tudo, economia, uma vez que dois prédios alugados deixarão de ser despesas mensais.
A nova construção é bancada com recursos do Governo do Estado e os custos dos serviços e insumos necessários para execução da obra serão obtidos por meio de consulta às tabelas oficiais de referência, a exemplo do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção (Sinapi) e Sistema de Custos Referenciais de Obra (Sicro).
A Esplanada da Procuradoria-Geral de Justiça consiste no espaço externo em frente à edificação que contará com um ambiente de cunho social e cultural, além de marcar o início das futuras construções do Complexo Institucional do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
Da Redação/CorreioDoEstado