De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),os prognósticos são de bastante calor e tempo abafado em Mato Grosso do Sul . Segundo a meteorologista Naiane Araújo, as condições climáticas para os próximos dias são similares às da última semana, pelo menos até a próxima quinta-feira (27), período em que uma nova frente fria deve atingir a região centro-sul do estado.
“De forma geral,o tempo seguirá muito abafado em todo MS, entretanto, a partir da próxima quinta-feira uma frente fria deve se aproximar da região do pantanal, assim como do centro-sul do estado, na divisa com o Paraguai”, destacou.
Conforme a meteorologista, as condições para os próximos dias na capital são de temperaturas mínimas em torno de 20ºC com máximas na casa dos 33ºC, com muito sol e poucas nuvens. Segundo Naiane Araújo, o clima se altera somente em meados do fim de semana, onde as temperaturas ficam estáveis entre 22ºC e 30ºC, entretanto haverá elevação da umidade relativa do ar que deve ficar na casa dos 45%.
Segundo a meteorologista, a alteração climática esperada para o fim de semana será acompanhada de sol e muitas nuvens, assim como pancadas de chuva isoladas, não somente em Campo Grande mas em todo o Estado.
Conforme o Inmet, os termômetros marcarão mínimas de 20ºC e máximas na casa dos 36ºC em Corumbá, região do Pantanal.Segundo as previsões, a umidade relativa do ar será de pelo menos 40% no município, e pode chegar aos 100% nos próximos dias.
Para Maracaju a previsão é de tempo firme durante o período de 24 horas. A mínima prevista é de 20 e a máxima de 30 graus.
Em Ponta Porã, região sul do estado, o clima deve ficar entre 18ºC e 33ºC, com umidade relativa do ar entre 40 e 90%, condições similares às do município de Dourados, onde as mínimas esperadas são de 19ºC com máximas de 33ºC.
Em Jardim, os termômetros marcarão mínimas entre 20ºC com máximas de 33ºC.
“Apesar das condições firmes e muito calor, os municípios do norte do estado podem contar com pancadas de chuva mais alongadas, principalmente na divisa com os estados de Mato Grosso e Goiás”, pontuou Naiane Araújo.
Conforme o Inmet, os municípios de Costa Rica e Cassilândia, próximos à fronteira com Goiás, às condições serão de mínimas entre 20ºC, com máximas em torno de 33ºC, ao passo que em Coxim, próximo à divisa com Mato Grosso, os termômetros marcarão mínimas de 21ºC e máximas de 35ºC.
Aslison Silva/CorreioDoEstado