noticias417 Com instalação em MS, 1º hospital de animais selvagens do mundo será inaugurado em breve

ESTADUAL

Com instalação em MS, 1º hospital de animais selvagens do mundo será inaugurado em breve

O CRAS do local já é referência no cuidado dos bichos vítimas de queimadas, atropelamentos e da caça ilegal no Pantanal

Publicada em 20/10/2022 às 16:26h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Com instalação em MS, 1º hospital de animais selvagens do mundo será inaugurado em breve
Divulgação Governo do Estado  (Foto: Edemir Rodrigues)

Localizado no Parque do Prosa, em Campo Grande, o 1º hospital especializado em animais silvestres do mundo está em processo de conclusão. A unidade é um anexo ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) já existente, o qual recebe, atualmente, cerca de 250 hóspedes. 

Conforme divulgados pelo Governo do Estado, entre os animais atendidos no local, estão cachorro-do-mato, jaguatirica, onça parda, veado, araras, urubus, maritacas, periquitos, anta, entre outros. 

Local ja é referência no cuidado dos bichos vítimas de queimadas, atropelamentos e da caça ilegal no Pantanal.

Diariamente, o Cras recebe diversos animais, que após receberem todos os cuidados necessários são devolvidos à natureza. 

Desse modo, o Governo de Mato Grosso do Sul busca, com o nome prédio, reforçar o atendimento com a edificação pioneira. A obra do prédio de 1.153,33 m² está na fase de acabamento.

Segundo o diretor de Obras Civis da Agesul, Gustavo Henrique dos Santos, a previsão de entrega do hospital é nos primeiros dias do próximo ano. 

“Estamos na fase de acabamento, revestimentos, elétrica, forro, implantação de pisos da área externa e interna e pintura. A equipe de pintura já está trabalhando no local junto com a elétrica, com a parte externa dos pisos, parte de louças e metais, como pias e bancadas, que estão sendo instaladas”, disse. 

Conforme explica o governador Reinaldo Azambuja, o espaço oferecerá condições de recuperação dos bichos feridos. 

“A nova clínica vai dar uma importante estrutura para o trabalho de recuperação dos animais silvestres. Além de ampliar o espaço, dará melhores condições de trabalho para os servidores e possibilitará parcerias. O local poderá funcionar como escola de residência para cursos de veterinária e biologia e formar mão de obra especializada”, declarou. 

Saiba mais  

Atualmente, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres conta com um staff técnico completo com médicos veterinários, biólogos e zootecnistas.

Responsável técnico do Cras, o veterinário Lucas Cazati afirma que o novo hospital vai aprimorar o trabalho de preservação e repovoamento de espécies ameaçadas de extinção de biomas como o Cerrado e o Pantanal, que é Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. 

Ainda conforme a divulgação, a nova unidade de saúde terá espaços administrativos, salas de cirurgia, ambientes para quarentena e laboratórios para exames.

Valesca Consolaro/CampoGrandeNews










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 125023 Usuários Online: 166
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br