Em Mato Grosso do Sul, 60 empresas industriais de micro e pequeno porte serão beneficiadas com projeto que prevê o desenvolvimento e implantação de software de gestão e manutenção de ativos, ou seja, máquinas, equipamentos e instalações.
O Inova Digital MS, criado pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de MS, ficou em segundo lugar, entre 10 selecionados, no edital do Digital.BR, programa da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). O resultado foi divulgado nesta semana.
Essas indústrias receberão softwares de gestão e manutenção de bens para ajudar no desenvolvimento dessas empresas. Entre as funcionalidades, as ferramentas fazem a digitalização das informações dos ativos das empresas através de fotos, vídeos e outros documentos.
Além disso, também mapeiam e identificam os ativos por TAGs QR Code, e fazem disparo automático de ações de manutenção de forma digital. As tecnologias ainda têm inteligência para otimização de planos de manutenção e para uso de indicadores de performance e painéis de gestão. Depois da fase piloto, a previsão é que sejam atendidas mais 120 indústrias.
Por Liana Feitosa - Campograndenews