O Pleno do TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) julgará na próxima quinta-feira (7) a manutenção da suspensão da eleição para a presidência da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).
O pleito para vaga de Francisco Cezário de Oliveira, destituído no último dia 14 de outubro, estava marcado para o dia 1º.
A sessão de julgamento deve ocorrer na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande, às 18h30. O local ainda não está confirmado pelo presidente do TJD, Marcelo Honório.
Ele detalhou que o julgamento terá nove auditores e equivale a uma ‘segunda instância’. “Do julgamento, cabe recurso da decisão ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O relator será Thiago Moraes Marsiglia”, explicou Marcelo.
O presidente ressaltou que poderão se manifestar no dia o procurador-geral do TJD, Paulo Telles, que entrou com o pedido de suspensão, o advogado da FFMS (Rafael Meirelles) e um representante da comissão eleitoral.
As partes envolvidas tiveram três dias para apelação, encerrado na última sexta-feira (1º). Depois, por dois dias, iniciou o prazo para análise de documentos por parte da Procuradoria do TJD-MS.
Os membros analisaram o mandato de garantia apresentado por Paulo Telles, a decisão do presidente do tribunal e eventuais informações apresentadas pela comissão eleitoral e pela federação.
No dia do julgamento realizado pelo Pleno do TJD-MS, o relator Thiago Moraes Marsiglia, apresenta os fatos, com as provas e demais documentos, ouve as partes presentes e decide se mantém a suspensão ou muda a definição.
Vale lembrar que sete candidatos tiveram as candidaturas deferidas para ocupar o antigo cargo de Francisco Cezário.
São eles: Américo Ferreira (ligado ao Novo); André Baird (presidente do Costa Rica); Cláudio Barbosa (presidente do Comercial); Estevão Petrallás (presidente interino da FFMS); Marcos Araújo (presidente do Dourados); Paulo Telles (ex-presidente do Cene); Toni Vieira (ex-presidente do Operário).
O novo presidente assumiria a vaga no dia 25 de novembro. O mandato do interino Estevão Petrallás vai até o dia 23 de novembro. Ele está desde maio no comando da Federação de Futebol.
Se for confirmado na Câmara Municipal, não será a primeira vez neste ano que o local foi ‘palco’ de julgamento do TJD. Em junho, Estevão teve a presidência interina mantida com placar de 4 a 3.
CampoGrandeNews