Buscando alternativas para aumentar a emoção e a competitividade do Campeonato Sul-mato-grossense, dirigentes e presidentes de clubes aprovaram, na tarde de quinta-feira (22), o novo formato do estadual de 2025.
Segundo o regulamento, o campeonato Sul-mato-grossense começará no dia 19 de janeiro e deve finalizar somente no dia 13 de abril.
Os dirigentes se reunirão novamente em novembro para o Conselho Arbitral, onde referendarão as decisões aprovadas na reunião.
O modelo aprovado é o seguinte:
Todos os times se enfrentam em turno único na primeira fase
Os classificados entre a terceira e a sexta posição, disputam a fase de quartas de final, sendo o terceiro colocado contra o sexto e o quarto contra o quinto colocado.
Os confrontos são em jogos de ida e volta, com mando da segunda partida para o time de melhor campanha.
O mesmo acontece na semifinal e na decisão.
Os dois últimos colocados serão automaticamente rebaixados para a Série B do estadual.
Segundo o regulamento da competição, prevê 55 jogos até o dia 13 de abril.
“Nós que participamos da reunião saímos satisfeitos e com a intenção de montar um elenco ainda mais forte para este ano. Todos nós acreditamos que com este modelo campeonato de 2025 será o mais difícil da história. Isso é positivo porque vai melhorar ainda mais a competitividade do campeonato”, relatou o presidente da Portuguesa, Gilmar Ribeiro, ao Correio do Estado.
Laudos técnicos
Outro tema debatido na reunião, que causou grande preocupação para os clubes neste ano, foi a liberação dos estádios para os jogos do campeonato estadual.
A reunião técnico-administrativa incluiu na pauta, além da discussão sobre o novo formato da competição, a orientação dos dirigentes quanto aos novos modelos de laudos obrigatórios para os estádios e outras diretrizes burocráticas, como a inscrição de atletas.
Ao Correio do Estado, o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás, que termina seu mandato no final do mês, corre contra o tempo para conseguir a liberação imediata dos laudos ainda neste ano.
"Nós, da federação, estamos cuidando exclusivamente do caso do Jacques da Luz e, amanhã mesmo, vou me reunir com a Funesp para entender o que precisamos entregar para que ele seja aprovado antes do prazo normal, ainda neste ano. Quanto aos outros clubes, são situações complexas, mas a responsabilidade é deles. Por isso, já pedi a todos que providenciem os laudos técnicos e os enviem para a federação ainda neste ano, para que possamos implementar o novo formato do campeonato no ano que vem", relatou o presidente da FFMS, Estevão Petrallas, ao Correio do Estado.
Estádio Jacques da Luz passa por uma reforma no gramado para o estadual do ano que vem. Créditos: Gerson Oliveira
João Gabriel Vilalba/CorreioDoEstado