A primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro termina no próximo fim de semana e o Costa Rica, único representante de Mato Grosso do Sul na competição, depende apenas de si para se classificar.
Terceiro colocado do Grupo A7 com 20 pontos, o time enfrenta o São José-SP no sábado (20), às 15h, no Estádio Laertão, e uma vitória será suficiente para avançar, mas essa não é a única possibilidade.
A chave tem o líder Maringá-PR, com 29 pontos, e a Inter de Limeira-SP, com 23, já classificados.
Na disputa pelas duas vagas que restam, além do Costa Rica, estão Santo André-SP, também com 20 pontos, e o Água Santa-SP, com 19.
Costa Rica tem grandes chances de terminar no G4 (Divulgação, CREC)
Se o Costa Rica não vencer o São José, vai precisar de combinações favoráveis. Em caso de empate, chega aos 21 pontos e torce para que o Santo André no máximo empate com o Maringá ou que o Água Santa também não vença o lanterna Patrocinense-MG.
No caso de derrota do CREC, as contas são parecidas, mas neste caso o Santo André também precisa ser derrotado pelo Maringá ou o Água Santa tropeçar no Patrocinense.
Em caso de classificação para a segunda fase, a possibilidade de estar na segunda posição do Grupo A7 é remota, sobrando a terceira ou a quarta posição. Nestes casos, enfrentaria o segundo ou o primeiro colocado do Grupo A8.
Com a classificação atual, a disputa pela primeira posição está entre Cianorte-PR e Avenida-RS, e um desses enfrentaria o CREC se esse se classificar na quarta posição.
Agora, se for terceiro colocado, o time sul-mato-grossense joga contra o segundo da outra chave e, além dos dois já citados, podem terminar na posição ainda o Brasil de Pelotas-RS e o Concórdia-SC.
Fábio Oruê/JornalMidiamax